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ANNA JULIA GONCALVES STECKELBERG
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Se você não é usuário do TikTok, talvez tenha passado batido pelo fenômeno BookTok, que nada mais é do que um jeito diferente que a Geração Z encontrou de fazer recomendações de livros dentro da plataforma, também chamados de booktokers. As análises são breves, em produções amadoras, mas muito criativas, que estão mudando positivamente o cenário brasileiro quando se trata de leitura entre os jovens. 

Para as gerações anteriores, o BookTok era facilmente encontrado em canais do YouTube, grupos do Facebook e comunidades do Orkut, mas nada que saísse das telas e atingisse o mundo real. O sucesso dos booktokers está sendo tão estrondoso que até existem seções especiais em livrarias para divulgar as obras analisadas em peso no TikTok, porque está tendo uma procura. 

Mudança de plano

Obviamente, os escritores e editores não iam deixar escapar esse grande fenômeno. A partir das propagandas feitas pelos influenciadores, milhares de novos leitores e compradores de livros surgiram no mercado. Logo, isso vem mudando o público-alvo, já que houve uma demanda maior para ser entregue aos adolescentes, que antes não despregavam os olhos dos celulares, mas agora se interessam em navegar em leituras extensas. 

Para se ter uma ideia, antes da pandemia os brasileiros não liam tanto assim (ou não tinham acesso aos booktokers). Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2019 revelou que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos, naquela época.

Reviravolta

No entanto, de acordo com dados do 3º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022, apresentados pelo Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), até agora, foram vendidos 14,56 milhões de livros, com receita de R$ 661,30 milhões.

Não há estudo ou evidência que diga que os influenciadores do TikTok andam colaborando para esse aumento de leitores no país, mas não tem como negar o fato de que eles atingem muito mais gente em pouco tempo, quando comparado com os youtubers, blogueiros ou qualquer resenha de revista, que eram acessados anteriormente. Isso possibilita mais leitores e jovens mais interessados em cultura no Brasil. 

Plot Twist no cenário brasileiro  

Desde julho de 2020, dados indicam que os brasileiros estão lendo mais. Entre os dias 6 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, foram vendidos 5,4 milhões de livros, quase 5% a mais do que no mesmo período de 2020, segundo levantamento do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a partir de pesquisa feita pela Nielsen BookScan. Não seria muita coincidência esses dados cresceram junto com a plataforma online? 

A verdade é que os vídeos curtos e rápidos, com obsolescência programada, possibilitam aos usuários do TikTok um maior contato com novas análises o tempo todo. Assim, em poucos segundos eles são influenciados a começar uma nova leitura. Agora, o Brasil se encontra em uma mudança positiva no cenário entre os adolescentes, quando se trata de leitura, algo que sempre foi um estigma para o país. A tendência é que isso marque uma geração inteira e mude as perspectivas.

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