Tempo de leitura: 2 min
ANA JULIA CAIXETA AZEREDO COUTINHO
Últimos posts por ANA JULIA CAIXETA AZEREDO COUTINHO (exibir todos)

Nas últimas semanas, o clima da capital goiana tem apresentado temperaturas elevadas e umidade extremamente baixa. A população da capital tem sofrido com as condições climáticas características dessa época do ano e deve seguir recomendações feitas pelo CIMEHGO (Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás).

De acordo com André Amorim, gerente do CIMEHGO, em 2022 presenciamos uma estiagem prematura, o que justifica o tempo mais seco. Ainda de acordo com ele, apesar de cada ano apresentar situações diferentes, agora em 2022 as estatísticas não estão fora da normalidade.

Quanto aos principais riscos à saúde oferecidos nesta época do ano, destacam-se as temperaturas elevadas e a baixa umidade. Entretanto, ainda de acordo com André Amorim, fatores como a poeira, que representa a desagregação de partículas, e a fumaça proveniente das queimadas também são aspectos que representam periculosidade para a população da capital goianiense.

Para minimizar os efeitos do clima, o gerente do CIMEHGO cita algumas recomendações que, de acordo com ele, são apenas paliativas. “Todo ano temos que passar por essa situação, é uma característica do nosso clima”, afirma. Dentre as sugestões, destacam-se o uso de umidificador e a dica de que as pessoas priorizem que suas atividades sejam feitas pela manhã, evitando o período da tarde, em que as condições climáticas são mais críticas.

Apesar de inevitável, essa época seca do ano tem previsão para acabar. “A expectativa do período chuvoso é para meados de outubro”, declara André Amorim. Cabe à população goiana, portanto, tomar os devidos cuidados e aguardar pela tão estimada chuva.

Foto: O Popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *