Tempo de leitura: 2 min
ANA JULIA CAIXETA AZEREDO COUTINHO
Últimos posts por ANA JULIA CAIXETA AZEREDO COUTINHO (exibir todos)

Ontem estava na academia, no mesmo horário que costumo ir sempre, quando chegou a vez de fazer o temido agachamento na barra. O aparelho estava ocupado, por uma moça, a quem perguntei quantas séries faltavam para terminar o exercício. Ela respondeu que faltavam apenas duas. Para não esfriar o corpo, fui para o meu próximo aparelho. Normalmente, faço 3 séries em cada um. Por isso, ao retornar para o agachamento, estranhei a moça ainda estar lá. Foi então que percebi, após ficar lá ao lado esperando, que ela estava gravando um story para o Instagram.

As repetidas tentativas de gravação e mudanças de ângulo da câmera do celular me fizeram chegar a essa conclusão. Imediatamente após esse raciocínio, me veio a cabeça a legenda típica de uma postagem como aquela: “Se não postar não cresce”. Mais uma vez, pensei comigo mesma, rindo internamente, “será que é por isso que eu ainda não conquistei tantos músculos e definição igual ela?”

É claro que todas essas e outras postagens que vemos diariamente em nossas redes sociais sobre academia e vida fitness têm seu lado positivo: motivação e incentivo à uma rotina mais ativa. No entanto, a romantização do lifestyle saudável também gera expectativas que nós, meros mortais, não conseguimos cumprir. Hoje eu, por exemplo, não conseguirei me exercitar devido à compromissos do dia a dia e um TCC para escrever. Não estava me sentindo culpada por isso, até ver um vídeo no Tiktok de uma influenciadora que acorda às 04:30 da manhã para malhar e ser produtiva. Se ela consegue, eu também conseguiria acordar esse horário, ir para academia e ainda realizar minhas tarefas.

Em meio a essas comparações, o que sempre tento lembrar é que não, não é porque alguém acorda 04:30 da manhã e malha todos os dias da semana que eu também conseguiria fazer o mesmo, ou sequer deveria fazê-lo. E não, isso não é falta de disciplina, como esses recorrentes stories e vídeos nos levam a pensar. Cada um tem sua própria realidade, suas prioridades e individualidades. E, se for parar para refletir, não existe nada mais fitness que conhecer e respeitar seus limites. Em tempo de corpos malhados e perfeitos, mente saudável é rei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *