Tempo de leitura: 6 min

Os formandos de medicina da Faculdade Unicesumar, em Maringá-PR, tiveram seu Baile de Formatura cancelado. No último dia 19, o jantar de formatura decepcionou pelo Buffet, diferente do acordado e de qualidade inferior ao contratado. No dia 20 de janeiro, a Colação de Grau ocorreu normalmente e a empresa soltou uma nota informando suposto débito dos estudantes e solicitando um pagamento adicional para a realização do Baile de Formatura. A última festa, prevista para hoje (21) foi cancelada devido ao não pagamento do valor adicional solicitado, segundo alega a empresa.

Aluna alega ter pagado 18 mil reais, fora custos pessoais

Nota da empresa

Em Nota Pública de Esclarecimento, a empresa alega “fornecedores e prestadores de serviços, passaram a destratar e/ou modificar as condições de pagamento das prestações de serviços já contratadas, alterando todo o fluxo anteriormente definidos;”, informa um suposto saldo devedor de 530 mil reais e, por isso, afim de realizar o Baile de Formatura, solicita “Contrapartida de cada Formando (para ajuste no cardápio a ser executado pelo pessoal da Brave): Integralização de R$ 2.500,00, até as 17 horas de hoje (via pix a ser informado);”, considerando que a reunião, segundo o próprio documento, havia ocorrido às 13 horas.

Nota de resposta da comissão de formatura

Segundo a comissão, as atrações previstas em contrato não haviam sido pagas pela empresa. Também alegam que os próprios funcionários da empresa não recebem salário há mais de 2 meses. Ainda segundo a comissão, assim que tomaram conhecimento dos fatos, imediatamente tentaram entrar em contato com a empresa, por diversos meios, e ela se manteve omissa. A nota alega que “Quanto ao suposto déficit de R$530 mil citado pela empresa, ressalta-se que ele não tem qualquer fundamento fático”.

Manifestações de envolvidos

Fonte: Redes Sociais

Depoimento

Um dos formandos, que preferiu não ser identificado, falou a respeito:

A um tempo atrás começaram a surgir especulações, desde o momento em que o dono da empresa não estava respondendo da forma esperada. Ele se negava  a responder certas perguntas e coisas do tipo. Ainda assim, tudo estava entrando dentro dos conformes. Porém, há cerca de uma semana, fomos surpreendidos com a questão da festa de Cascavel, da FAG, e começou a surgir aquele leve desespero, né? Então alunos começaram a entrar em contato com atrações, entrar em contato com outros contratados e nós descobrimos que boa parte não estava sendo paga, mas, as alegações da empresa era de que seriam pagas, então acabou que ficou aquela questão de confiança.

Porém, somente no dia do jantar nós somos surpreendidos de que o buffet não estava pago. O buffet no valor de, se não me engano, mais de 300 mil reais não estava pago. Tinha sido pago uma pequena parte, o buffet praticamente fez de graça o jantar para gente com o que tinha sido pago, foi uma comida totalmente escassa e de qualidade ruim perto daquilo que havia sido pago, não teve nada. E a partir disso, então nós vimos que aqueles boatos realmente estavam sendo confirmados, e da pior maneira possível. Então ficamos nessa dúvida a respeito do baile.

No entanto, a decisão do baile surgiu essa madrugada, quando eles nos enviaram um comunicado dizendo” não aconteceu nada” então, já existia certa desconfiança, mas que era naquela crença de “está sendo resolvido, vamos confiar, vai dar tudo certo, tem outras festas que já foram feitos por eles que deram certo”. Falaram até pra gente, inclusive, que eles já atrasaram o pagamento, mas eles pagam e dá certo, “podem até pagar no dia, mas eles pagam”. A gente não teve essa sorte e culminou em tudo isso que nos aconteceu hoje.

Sobre o que foi entregue, foi satisfatória a parte da missa, colação de grau, foram satisfatórias essas partes que não envolvem fornecedores externos da empresa, nem pagamentos externos para sua realização, o jantar foi satisfatório, as atrações foram satisfatórias, o bar de bebidas, isso foi perfeitamente satisfatório, não tem que reclamar. A parte de organização foi péssima, e pior ainda foi a parte do jantar porque o fornecedor não recebeu a parcela do jantar, então os convidados praticamente não tiveram comida de um cardápio imenso que teria para várias horas de festa simplesmente não teve nem sequer 3% do que tinha sido acordado.

Para os formandos, além da questão material da coisa, a questão financeira, existem vários outros fatores envolvidos. Nós temos famílias que vieram de fora para Maringá justamente para poder participar deste momento, famílias que têm histórias por trás da realização dessa formatura, pessoas que fizeram como uma herança do falecimento de alguém, pessoas que são de classes sociais menos favorecidas e lutaram esses seis anos parcelando em parcelas mínimas ou que vão pagar agora adiante nos próximos meses, que infelizmente perderam tudo e sabe-se lá como vão ser ressarcidas disso.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *