Estudantes da UFG participam de Viagem de Campo para Salvador

Viagem para Salvador aconteceu entre os dias 11 a 16 de Janeiro e contou com orientação da Professora Lisbeth Oliveira
fev 1, 2023 , , ,
Tempo de leitura: 5 min

Estudantes de diversas áreas do conhecimento da Universidade Federal de Goiás participaram da viagem de campo para Salvador entre os dias 11 e 16 de janeiro de 2023. A iniciativa partiu da Professora Lisbeth Oliveira, coordenadora interina do curso de Jornalismo, através das disciplinas de Comunicação e Antropologia Visual e Comunicação para a Sustentabilidade. No total, contou com 27 estudantes, 2 professores da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e 2 Motoristas terceirizados da UFG, que realizaram várias atividades na capital da Bahia.

Fundação Pierre Verger

No primeiro dia de atividade, um grupo de estudantes conheceram a Fundação Pierre Verger, fotógrafo e antropólogo que registrou culturas africanas. A atividade contou ainda com uma visita guiada pela antiga casa de Verger, acompanhado de uma das representantes da Fundação. Além disso, os discentes conheceram o acervo fotográfico e a biblioteca do antropólogo na sexta-feira, 13 de Janeiro.

Projeto Pedagógico de Curso

No mesmo dia, um grupo de estudantes de Jornalismo conheceu o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante a a visita, foi discutido a proposta de alteração do PPC do curso de Jornalismo da UFG que está sendo atualizada e quais as referências podem ser inspiradas no projeto da UFBA.

Projeto Tamar

Já no dia 14 de Janeiro, todos os estudantes viajaram para a Praia do Forte em busca de conhecerem o Projeto Tamar, que tem como missão ajudar na conservação e preservação de tartarugas pelo litoral brasileiro. A visita à matriz do projeto durou cerca de 3 horas durante a tarde, e os discentes puderam conhecer diversas espécies de animais aquáticos. Além disso, também acompanharam a alimentação de tartarugas e tubarões presencialmente. O estudante de Engenharia Florestal, Chrysler Gabriel, comenta a experiência em conhecer o Projeto Tamar:

A minha experiência no Projeto Tamar da Praia do Forte na Bahia, como um aluno da ciências biológicas e exatas, não poderia ter sido tão incrível como foi. Lá na prática eu realmente vi todos os conceitos do Turismo Ecológico sendo aplicados sobre conservação de flora e fauna, integração e manejo, todos eles em um único espaço.

Museu Pierre Verger e Carybé

No último dia da viagem, 15 de janeiro, na parte da manhã, os estudantes visitaram os museus de Pierre Verger e Carybé, que ficam localizados na Praia Porto da Barra de Salvador. Eles puderam conhecer as obras e fotografias dos autores na exposição. Por fim, a graduanda do curso de Química da UFG e participante da viagem, Thalyta Pontes, ressalta a importância de viagens de campo como essa para a vida acadêmica de discentes:

Olha, foi uma experiência muito boa para mim! Primeiro, porque eu fui para um lugar que eu nunca tinha ido. Conheci várias coisas da história do Brasil, conheci a fundação Pierre Verger, que foi muito importante. Eu gostei bastante de ver as obras dele e como ele via o ser humano em si, como sempre tentava destacar o ser humano. A fundação foi o lugar que mais gostei da viagem, porque era a casa dele, eu consegui ver mais coisas além das obras, consegui ver os pertences, as viagens que mostravam o Pierre e como ele foi. Além disso, eu gostei bastante de ter conhecido a praia, já que eu nunca tinha ido. Foi uma experiência muito boa, muito importante para o meu currículo.

*Todos as imagens possuem Direitos Autorais de: Arthur Oliveira(2023).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *