- Educação Sexual: Diálogo mais que necessário - 11 de agosto de 2023
- Emmy 2023: Confira a lista de indicados - 12 de julho de 2023
- Criminalização da LGBTfobia: O que falta para esse debate? - 7 de julho de 2023
O TikTok é uma rede social em ascensão, cada vez mais cresce o número de usuários desta plataforma. Com a possibilidade de postar diversos vídeos e assistir a variados conteúdos, a rede se aproxima majoritariamente do público jovem.
O número de criadores da plataforma também cresce constantemente, com vídeos de danças, críticas literárias, fofocas, dicas de casa e até receitas culinárias, cada uma com seu estilo e produção única.
Vários conteúdos de receitas e comidas são postados diariamente na plataforma. Além disso, muitos são os telespectadores que acompanham esses tipos de vídeos, a hashtags chamada “Food” conta com cerca de 472.6 Bilhões de visualizações.
Geralmente os vídeos têm uma narração ou uma música de fundo. Às vezes, até mesmo uma história sendo contada enquanto o influencer executa a receita. A produção chama a atenção pela forma como a receita é feita, ou como alguns movimentos da culinária sincronizam com a música de fundo.
Criação de conteúdo
Apesar de que os vídeos, em sua maioria, são da receita já pronta, sabe-se que há um roteiro por trás da gravação, uma forma de execução e um planejamento para o conteúdo caso a receita dê errado. Circunstâncias pensadas e que interessam a quem está criando e planejando o vídeo.
O criador de conteúdo Jimmy Hanyu, começou a produzir vídeos para a rede social Tiktok há 3 semanas, e já conta com 11 mil curtidas em seus vídeos de cozinha. A equipe Labnotícias entrou em contato com o Jimmy, que nos cedeu uma entrevista para falar sobre a criação de seus vídeos.
Entrevistador: Primeiramente, há quanto tempo você cozinha? E quando decidiu gravar esse tipo de conteúdo?
Jimmy Hanyu: Cozinho de verdade desde 2019, e decidi gravar faz 3 semanas.
Entrevistador: E quando você produz e posta esses conteúdos, quais sentimentos você busca transmitir a quem assiste aos seus vídeos?
Jimmy Hanyu: Principalmente calma e satisfação.
Entrevistador: Ainda que recente, você já postou alguns estilos diferentes de vídeos cozinhando. Alguns com narração, outros com músicas de fundo. Com qual estilo você prefere produzir? Vai alternar entre os dois ou criar um padrão?
Jimmy Hanyu: Vou alternar entre muitos outros ainda pra atrair públicos de gostos diferentes, ou captar estímulos diferentes.
Entrevistador: Só pra finalizar, você considera o que você faz como algo artístico?
Jimmy Hanyu: 100% total arte
Consumo dos vídeos
É evidente que os vídeos da plataforma são uns sucessos. Exemplo disso é o perfil The heal chefe, que tem cerca de 3,3 Milhões de seguidores, além disso chegam a marca de 1 Milhão de curtidas e 3,2 Milhões de visualizações. Como o perfil de Harry, outros também chegam a essa marca.
No intuito de consultar a opinião dos consumidores desse conteúdo, foram entrevistados algumas pessoas que relataram a sua experiência e o motivo a qual assistem esses vídeos. O primeiro entrevistado foi o Guilherme Vargas, de 19 anos, que relata frequentemente assistir as receitas produzidas no Tiktok.
Entrevistador: O que leva você a consumir esse tipo de conteúdo?
Guilherme Vargas: Sempre me ajudou com a ansiedade durante a noite antes de dormir, além disso, também traz receitas novas que eu não tenho costume de preparar no dia a dia.
Entrevistador: Quais sentimentos você tem ao assistir esses vídeos?
GV: Me sinto mais calmo, me deixa entretido e faz passar o tempo. Eu levo mais como asmr, sabe?
Entrevistador: Por fim, você já fez ou pensa em fazer alguma receita que já viu na plataforma (Tiktok)?
GV: Sim, já fiz. Inclusive, uma torta de berinjela (Vegana).
Ademais, tivemos o relato da Marisa de Paiva, que já consome mais receitas voltadas para a saúde e ao universo fitness.
Entrevistador: O que te motiva a assistir esse tipo de conteúdo?
Marisa de Paiva: Acredito que esteja intimamente ligado a um momento da minha vida que busquei focar na minha saúde física e consumia muito conteúdo relacionado ao universo fitness, desde vídeos de pessoas treinando até receitas e formas de se alimentar melhor. O tik tok foi importante nesse processo, servindo até mesmo como uma forma de “nutricionista”.
Entrevistador: Quais sentimentos você tem ao consumir esses vídeos? O que mais te prende neles?
Marisa de Paiva: O conteúdo de receitas prende bastante a minha atenção. Quando assisto sempre me desperta a curiosidade e a vontade de testar aquilo que eu estou vendo. As receitas em geral parecem ser simples e o resultado final mostrado nos vídeos chega a dar água na boca.
Entrevistador: Finalizando, você tem algum tipo de conteúdo que gosta mais?
Marisa de Paiva: Em geral prefiro o conteúdo de comidas saudáveis e práticas para o dia a dia. Contudo, varia muito de momento para momento, gosto de diferentes tipos de receitas.
Consumo alimentício
Constantemente internautas comentam que sentem fome ao assistir vídeos com esse conteúdo.
Em uma pesquisa feita pelo departamento de Nutrição e Dietética (Faculdade de Ciências da Saúde) pela Osmaniye Korkut Ata University, cerca de 1118 pacientes fizeram parte dessa entrevista, e quando questionados se o apetite delas aumenta depois de assistir a um vídeo de comida, 70,5% dos participantes responderam que sim.
A pesquisa concluiu que as redes sociais afetam o apetite e o IMC. A mídia social aumenta o desejo de comer. Além disso a conclusão da pesquisa fecha assim: “O efeito do poder das redes sociais no campo da nutrição foi demonstrado em todos os campos. A transferência precisa de informações com nutrição saudável em mídias sociais e o controle dessa transferência são etapas essenciais para um futuro saudável.”
Saíba mais
https://revista.nutricion.org/index.php/ncdh/article/view/256/216