- Desafio em dose dupla: Mulheres enfrentam território masculino em campo dominado - 11 de junho de 2024
- Goiás apresenta solo fértil para novos empreendedores em 2024 - 7 de maio de 2024
- O silêncio das patinhas é o barulho mais alto da crueldade humana - 13 de março de 2024
Foto em destaque: Flickr
Criado por Shonda Rhimes, Grey’s Anatomy é o drama médico mais duradouro da TV Norte-Americana. Em tradução, “A Anatomia de Grey”, refere à personagem principal da série, Dra. Meredith Grey, interpretada pela atriz Ellen Pompeo. Mas, a novidade que pegou os fãs de surpresa é que depois de quase duas décadas, Grey’s Anatomy vai seguir sem a Grey.
Após enfrentar sua última tragédia na 19ª temporada, Meredith Grey se despede da atração. O episódio final vai ao ar nesta quinta-feira, 18, onde Ellen Pompeo ainda terá uma participação. Apesar de deixar o elenco regular, a atriz continuará narrando o início e o final de cada episódio, além de manter a posição de produtora executiva da série.
Apesar da mudança nos bastidores, a ABC, emissora de televisão global dos EUA, confirmou a 20ª temporada. Com isso é possível notar que a saída da personagem principal, do elenco regular, não deve influenciar no futuro da trama.
Mas, é estranho pensar que uma produção que leva o nome da protagonista não contará mais com a sua presença. Apesar de incomum, assim como Grey’s Anatomy, as séries The Vampires Diaries e The Walking Dead também tiveram que lidar com a partida dos seus protagonistas. Exemplos como esses alimentam a esperança de que Grey’s Anatomy poderá sobreviver.
Ao longo de tantos anos, fortes emoções envolvendo médicos e pacientes são garantias para quem acompanha o seriado. Aliás – os espectadores da atração já devem estar acostumados com despedidas, pois desde que estreou, em 2005, a produção passou por várias mudanças de elenco, algumas bem traumáticas, inclusive. O fato é que os apreciadores de um bom drama não podem deixar de assistir Grey’s Anatomy.
A história gira em torno de um hospital e acompanha a vida de médicos, residentes e pacientes, onde temas como: saúde pública, empoderamento feminino, racismo, ética profissional, homofobia, adoção, aborto, alcoolismo, gravidez na adolescência, consumo de drogas, estupro e a pandemia da Covid-19 são abordados de forma real e reflexiva. Sabe aquela sensação de “quase morte”? Isso também acontece com os personagens do seriado e traz a reflexão do quanto as emoções de situações em que vivemos podem impactar as diversas áreas da vida.
A personagem Meredith Grey que, nos últimos anos, passou por crises como explosão de bomba, afogamento, tiroteio, queda de avião, luto pelo marido, entre tantas outras, ainda teve que enfrentar uma última catástrofe: ver as chamas de um incêndio destruir a sua residência. A famosa casa da Grey foi moradia para diversos internos e residentes do hospital, além de ser o lugar onde seus filhos foram criados. Na trama, o imóvel foi totalmente destruído pelo fogo, a prova viva que não falta emoção para quem dispõe de longas horas para maratonar.
Grey’s Anatomy é uma série veterana que durante 19 anos contou com muita mudança e reconstrução. A despedida de personagens interpretados por excelentes atores fez com que a cada temporada existisse a possibilidade de a história terminar – o que não aconteceu nem com a saída de Ellen Pompeo!
Para os críticos do Rotten Tomatoes, um site agregador de críticas de filmes e séries de TV, famoso na internet, a sequência do seriado divide opiniões. Para alguns, o drama médico já passou da hora de terminar, independente da saída de Ellen Pompeo, enquanto outros defendem a ideia que a cada temporada a história apresenta uma mistura maravilhosa de nostalgia, novos rostos e um foco renovado.
Em entrevista recente com o site E! News, Shonda Rhimes, criadora da série, revelou quando Grey’s Anatomy pode chegar ao fim. “Posso ser uma senhora muito velha quando chegarmos à temporada final, porque a série parece que não está perdendo fôlego, o que é maravilhoso e sinto que esse universo realmente pertence aos fãs e os fãs têm sido muito claros sobre o que eles querem”.
A anatomia tem grandes chances de ser contada sem a Grey e ainda assim contar com grandes desastres e muitas emoções porque, convenhamos que em meio a tantas mudanças, a Meredith se tornou coadjuvante da própria história, demonstrando não passar emoção quando sua narrativa não envolve um par romântico.
Nos bastidores, diz-se que o canal ABC já está com os contratos dos atores em andamento para a 20ª temporada. Entre tantas reflexões e assuntos relevantes mencionados nessa obra, a decisão da ABC deixa explícitas duas reflexões: nada e nem ninguém é insubstituível; nenhuma ausência é capaz de colocar fim em uma história, a menos que a gente queira. Então cabe aos fãs a decisão de partir com a Meredith Grey ou ficar para ver se o adeus fez sentido.