- Afinal, de quem é a culpa pelo preço do café? - 26 de fevereiro de 2025
- ‘Baby’: filme brasileiro retrata a história da comunidade LGBTQIA+ marginalizada de São Paulo - 24 de fevereiro de 2025
- Levantamento aponta força do caiadismo e projeção do cenário eleitoral para 2026 em Goiás - 20 de fevereiro de 2025
A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAD), lançou na última terça-feira (13), o novo edital de licitação para exploração onerosa da lanchonete Delícias do Campus, já que o último foi cancelado no julgamento. A lanchonete que fica localizada no Campus II – Samambaia, passará por processo licitatório e a empresa vencedora terá o direito da administração direta da cantina pelo período de 12 meses a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Para conferir mais informações do processo licitatório: acesse aqui.
A cantina, que fica localizada mais precisamente entre o prédio da Faculdade de Letras (FL) e Faculdade das Humanidades (FH), serve como ponto de alimentação para os discentes, docentes e comunidade em geral do seu entorno, como a Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) e o Instituto de Física (IF). A medida licitatória é uma forma de garantir a “compra e venda” do espaço público, assegurando a igualdade de oportunidades a todos os interessados em participar.

Novo Processo
Anteriormente no mês de Maio a PROAD lançou o edital: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 13/2023-UFG, que previa a licitação de exploração das cantinas da FL e da Escola de Música e Artes Cênica (EMAC), contudo ao decorrer do edital apenas a cantina da EMAC teve sua adjudicação aceita.
Segundo a Diretora de Administração da PROAD, Aretuza Alves Marcório: “a licitação envolvendo a cantina da FL não logrou êxito, pois a empresa participante apresentou documentos insuficientes na fase de habilitação. Desta forma, não tendo atendido aos requisitos do certame a proposta foi desclassificada por não atender às exigências documentais”.
Com isso, o novo edital entra em vigência com previsão do pregão eletrônico para o dia 27 de Junho às 09Hrs pelo Portal de Compras do Governo Federal: acesse aqui.
Incertezas
Com o novo edital em andamento, resta a incerteza entre os funcionários que prestam serviço para a lanchonete sobre seu futuro na empresa e a dependência pelo trabalho, como explica a funcionária da lanchonete há mais de 10 anos:
O meu trabalho é muito importante para mim, dependo dele para o meu sustento, é o meu ganha pão. É esse trabalho que me sustenta, é ele que põe o pão de cada dia dentro de casa. É ele que eu pago minhas coisas, porque eu não tenho marido, não tenho ninguém para ajudar. Então dependo desse serviço, ele para mim é muito importante.
Funcionária da Lanchonete
Em resposta, a diretora respondeu que: “Não há nenhum tipo de garantia de contratação dos empregados pela empresa vencedora do certame. Vale ressaltar que estamos falando de uma “concessão de espaço físico a título oneroso”, desta forma o vínculo empregatício é da empresa que explora comercialmente o espaço concedido e o funcionário.
Esta é uma situação que poderá ficar a critério da atual concessionária. Havendo interesse da próxima, se for o caso, negociar esta e outras condições de passagem da capacidade instalada (seja de funcionários, seja de material, mobiliários…), não havendo nenhuma relação com a Administração”.
Por fim a diretora conclui sobre o processo de mudança de empresa na lanchonete:
A empresa continuará em funcionamento até a finalização do novo processo, a fim de minimizar a interrupção dos serviços prestados que poderá ocorrer na transferência de uma empresa para outra. Lembrando que a atual empresa pode, se assim tiver interesse e apresentar o conjunto de informações requeridas, participar da sessão marcada para o dia 27/06.
Aretuza Marcório, Diretora de Administração
ChatGPT
O Chat GPT é um algoritmo baseado em inteligência artificial. Ele se alimenta de informações que coleta na internet e tem diversas funções, que se baseiam em bancos de dados atualizados até setembro de 2021.