- Angústia Invisível - 15 de agosto de 2023
- Dignidade Humana - 10 de agosto de 2023
- Sex Education: uma série que aborda tabus de um jeito leve - 20 de julho de 2023
Imagem em destaque: Pixabay
Fernanda, é uma jovem de 26 anos. Depois que terminou o ensino médio, entrou para a faculdade de administração. Não se identificou com o curso e logo trancou. Estava interessada em psicologia, mas não tinha dinheiro suficiente para pagar a sua formação. E se desanimou em estudar para ingressar em uma universidade pública ou tentar uma bolsa na particular.
Com o passar do tempo, ficou ainda mais difícil tomar uma decisão para a sua vida. Veio a pandemia, 24 horas do dia em casa, a situação piorou. Atualmente, é da Geração nem-nem, não estuda e nem trabalha. Sem ânimo para fazer nada, busca refúgio no sono e no celular. Pois é onde sente algum tipo de conforto, já que se encontra em uma condição desesperadora.
Saúde Mental
Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 80% dos brasileiros entre 15 e 29 anos, experimentaram algum problema de saúde mental. Os sintomas mais comuns incluíam pensamentos negativos, dificuldade de concentração e crises de ansiedade, principalmente nas mulheres. Tais quais, aumentam a prevalência de doenças como ansiedade e depressão.
Dessa forma, várias pessoas vivenciam o mesmo que Fernanda. Por isso, é bastante importante ter um apoio psicológico nesses momentos difíceis. Ademais, ter uma base familiar e de amigos que te ajude e incentive a melhorar, também é fundamental. Portanto, cuide-se e olhe com cuidado para o outro, pois alguém próximo pode está pedindo ajuda. Não com palavras, mas com ações que, muitas vezes, passam despercebidas.