- A influência da cultura estadunidense no Brasil - 30 de outubro de 2024
- Home Office: a nova realidade do trabalho no Brasil - 3 de outubro de 2024
- As mídias sociais no cenário político: Desafios e perigos da era digital - 12 de setembro de 2024
Em fevereiro deste ano, a Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, lançou a edição 2023 do projeto Estudantes de Atitude. O evento de lançamento integrou a programação do 3° Encontro de Gestores da Rede Pública Estadual, sediado no Centro de Convenções de Anápolis.
O principal propósito do projeto é incentivar a prática da cidadania e a participação social nas escolas públicas do estado. Através de uma competição gamificada e uma auditoria cívica nas escolas, os alunos são motivados a se engajarem em atividades relacionadas à transparência, ética, controle social, voluntariado e prevenção a violência.
A edição deste ano conta com 780 escolas, 2.340 professores e 38 mil estudantes de todo o Estado. Um aumento significativo em relação a 2022, quando foram disponibilizadas vagas para 500 escolas.
Uma das novidades desta edição é o substancial aumento nos valores das premiações, o que busca reconhecer o empenho dos estudantes. Além disso, a regionalização do projeto assume um papel importante com as 40 Coordenações Regionais de Educação, sendo um ponto central de apoio para professores e alunos.
“Essa é aquela iniciativa que pode realmente promover uma mudança profunda no sentido de levar o aluno-cidadão a uma conscientização sobre o seu papel fiscal, principalmente em relação aos gastos públicos”, reforça o controlador-geral do Estado, na cerimônia de abertura do projeto.
O Estudantes de Atitude será dividido em duas etapas: Regional e Estadual. A premiação final será de cerca de R$ 500 mil em dinheiro para as escolas, professores e alunos.