Educação Escolar Indígena no Estado de Goiás 

Goiás conta com 3 escolas de Ensino Escolar Indígena, que atende mais 160 alunos de três tribos que ainda permanecem no estado
Tempo de leitura: 1 min
Alunos Indígenas em escola de Goiás-(Seduc-Goiás)

A educação escolar indígena trata-se de um modelo de ensino com objetivo de manter a cultura e as tradições dos povos . No estado de Goiás existem 3 escolas de ensino escolar indígena, essas escolas estão situadas nas cidades de Aruanã, Minaçu e Rubiataba. As formas de ensino aplicadas dentro dessas escolas ensina os alunos utilizando a língua materna e a língua portuguesa, os alunos que frequentam essas escolas aprendem sobre suas tradições, sem deixar de ensinar sobre temas diversos da atualidade e áreas científicas. 

Escola Indígena em Goiás 

O estado de Goiás apresenta essa educação apostando na formação de professores que são de tribos indígenas do próprio estado, esses professores normalmente tem como formação em Licenciatura em educação intercultural. O trabalho dos mesmos visa ajudar os alunos de uma tribo específica a compreender temas utilizando os idiomas locais dessa tribo.

O estado tem matriculados nas escolas de ensino indígena 160 alunos que são assistidos por diversos professores. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) informa sobre os direitos da comunidade indígena na educação: “os povos indígenas têm direito a uma Educação bilíngue, diferenciada, específica e intercultural Ou seja, a Educação Indígena segue conteúdos didáticos, currículos e programas diferenciados que se adequam à realidade das comunidades “explica LDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *