Formatura do programa de resistência às drogas e à violência certifica aproximadamente mil alunos em Senador Canedo

No total, 985 estudantes realizaram a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)
Tempo de leitura: 3 min

O PROERD foi criado no Brasil na década de 1990, no Rio de Janeiro, para abordar temas como drogas e juventude, preocupação constante discutida por pais, filhos e educadores. O modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países, no Brasil, está presente em todos os estados e no Distrito Federal e só em Goiás, desde o início de suas atividades, em 1998, atendeu mais de 1 milhão de crianças e adolescentes.

Desenvolvido por  policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos, o PROERD é um projeto de carater preventivo, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, voltado para quem está devidamente matriculado no ensino fundamental.

Instrutor do PROERD, o Sargento Paranaguá explicou que o programa é desenvolvido com o objetivo de deixar as crianças longe das drogas e da violência. “É uma ação conjunta, onde precisamos do apoio das escolas e das famílias para que possamos dar bons frutos”, disse.

O presidente do Conselho de políticas sobre drogras e conselheiro tutelar, Professor Edson, destacou a importância de ações como essa. “Nós estamos juntos, todos unidos para proteger nossas crianças e adolescentes contra as drogas”. Ainda segundo ele, é possível perceber a facilidade no atendimento do Conselho Tutelar quando todos estão envolvidos com a causa. “A parceria da Prefeitura com a Polícia Militar é muito importante por que mostra que a preocupação não é só com o futuro, mas também com o presente”, completou.

Com o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência, no PROERD, pais são reforçados sobre a importância da amizade e supervisão de seus filhos.

Cintia Lara, mãe da aluna Sofia, contou que o projeto tem contribuído e muito com o desempenho de gerações. “Eu também sou professora né, e é uma maravilha, eu cobro muito dos meus alunos e também da minha filha, por que eu quero que eles tenham um futuro brilhante”, disse. “O PROERD ajuda muito a livrar essas crianças das drogas, do cigarro, então eu acho muito importante, conheço o projeto a muito tempo e digo: tamo junto sempre”, finalizou.

O programa consiste em 10 lições com aulas semanais aplicadas ao longo do semestre, que são ministradas por policiais militares fardados e acompanhados pelos professores responsáveis pelas turmas, após quatro meses de curso os participantes recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.

Sofia Matos, aluna da Escola Municipal Antônio Evaristo, foi premiada com uma bicicleta após produzir uma, das três melhores redações da etapa do projeto e contou que ama o programa. “O PROERD é muito legal, eu amei, e queria agradecer, por que eu sempre quis uma bicicleta, e essa é bem maneira”. A estudante disse ainda que a iniciativa ensinou ela a ficar longe das drogras. “Eu aprendi que a gente não pode usar drogas por que isso é muito ruim, e não quero nunca na minha vida”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *