- Rumo ao estrelato: a busca pelo sucesso na capital do sertanejo - 24 de janeiro de 2024
- Trabalho voluntário em hospitais: ‘sentimento de amor, caridade e humanização’ - 12 de janeiro de 2024
- ‘O sertanejo não é um gênero, é um estilo’: o caminho que levou a música sertaneja aos principais palcos do Brasil - 13 de dezembro de 2023
O Grupo Alegria de Catalão é um dos vários grupos de voluntários que prestam serviços em hospitais, levando música, arte e alegria para os enfermos. O hospital é um ambiente hostil para a maioria das pessoas, uma vez que a ida até casa de saúde é feita, em sua maioria, por pessoas que se encontram em situações de enfermidades.
Entre 2013 e 2022 foram registradas 763.663 hospitalizações apenas no SUS (Sistema Único de Saúde) para o tratamento de câncer de intestino. Esta é apenas uma das diversas patologias que atinge a população brasileira.
Produções cinematográficas como: Cartas para Deus (2010), A Culpa é das Estrelas (2014), A Cinco Passos de Você (2019) entre outros, mostram a dura realidade do ambiente hospitalar para quem necessita passar todos os seus dias lá.
Em busca levar um pouco mais de alegria e leveza para essas pessoas grupos de voluntários são formados. O Grupo Alegria de Catalão é um desses e a coordenadora do grupo Karine de Souza Oliveira, que trabalha no Sebrae e coordena o grupo voluntário, falou sobre a criação do coletivo que atende a cidade de Catalão, que fica no interior de Goiás.
O grupo Alegria Catalão se formou derivado do Grupo Alegria Catalão Em 2015 o senhor Marcio Carneiro e eu – dois amigos com espírito de caridade – fomos a Goiânia visitar o Grupo Alegria de lá, que foi fundado por Roberth Trajano, e resolvemos trazer para Catalão.
Karine explicou que iniciaram os trabalhos em 2016, através de um curso chamado Formação, que formou 40 palhaços; atualmente o grupo conta com 150. Esse curso acontece duas vezes por ano para a formação de novos voluntários que almejam contribuir com o projeto.
A coordenadora também disse sobre o trabalho ser totalmente voluntário e depender de doações:
Sim, é totalmente voluntário. A fonte de recursos financeiros vem das doações dos integrantes, população e comércio.
Sobre a motivação para se voluntariar Karine afirmou:
O sentimento de amor ao próximo, caridade e humanização é o que nos motiva a fazer esse trabalho voluntário.
Por fim, Karine falou do impacto que é notado pelos trabalhos voluntários nos hospitais catalanos:
Quando levamos uma palavra, ouvimos os anseios dos pacientes, cantamos uma música, conseguimos encher o coração deles com esperança, amor e alegria. Está comprovado cientificamente que a alegria auxilia no tratamento de doenças. Isto é muito gratificante.
Você pode saber mais sobre o Grupo Alegria de Catalão no Instagram @grupoalegriacatalao.