- A luta contra a violência infantil no Brasil - 4 de dezembro de 2024
- A dança das horas - 28 de novembro de 2024
- Guardians of the Galaxy Vol. 3: Uma Conclusão Memorável - 7 de novembro de 2024
A Space X, do bilionário Elon Musk lançou às 6h25 desta terça-feira (10) o foguete que será usado na primeira caminhada espacial da história em uma missão privada.
A decolagem aconteceu no Kennedy Space Center, base da Nasa na Flórida, Estados Unidos.
Após o lançamento, a Crew Dragon atingiu a órbita cerca de nove minutos e meio depois, segundo a agência Reuters.
Pela primeira vez, dois civis fizeram o que até hoje era reservado para pilotos e militares: caminhar pelo espaço.
Jared Isaacman, bilionário que financiou a viagem, foi o primeiro passageiro a ter a experiência de sair da nave Crew Dragon para flutuar.
“Em casa temos muito trabalho para fazer, mas daqui a Terra parece um mundo perfeito”, disse Isaacman.
Em seguida, às 8h05, foi a vez de Sarah Gillis, que é engenheira de operações espaciais da SpaceX.
Essa foi a primeira vez que dois civis, um empresário e uma engenheira, fizeram uma caminhada espacial. Um marco que durou 1 hora e 46 minutos.

Recorde
A missão Polaris Dawn é a mais distante já realizada por uma tripulação desde as missões Apollo, da Nasa, na década de 1970, com uma altitude de aproximadamente 1.400 quilômetros.
Trajes
O uniforme batizado de traje para atividade extraveicular (EVA, na sigla em inglês) foi fabricado com materiais dos foguetes da empresa, um visor e uma câmera de última geração no capacete, além de tecidos térmicos e um design que promete dar mais mobilidade aos astronautas.

Tripulantes
- Jared Isaacman – (comandante), presidente-executivo do serviço de pagamentos americano Shift4.
- Scott Poteet – (piloto), tenente-coronel aposentado da Força Aérea americana.
- Sarah Gillis – (especialista de missão), engenheira de operações espaciais da SpaceX, responsável pelo programa de treinamento da empresa para astronautas.
- Anna Menon – (especialista de missão e médica), engenheira de operações espaciais da SpaceX e responsável por gerenciamento de missões.
Objetivo da missão
O objetivo é pesquisar a chamada Síndrome Neuro-ocular Associada a Viagem Espacial (SANS, na sigla em inglês). A presença prolongada no espaço faz fluidos do corpo se deslocam para a cabeça, exercendo pressão sobre os olhos. A SANS pode alterar a capacidade de foco, em alguns casos de forma permanente.