- Dragões, Magia e Superação: Uma análise de Quarta Asa, de Rebecca Yarros - 8 de novembro de 2024
- Adeus a Liam Payne: O legado e a dor da despedida entre os fãs da One Direction - 30 de outubro de 2024
- O Dia da Amazônia sendo celebrado cercado de fumaça - 13 de setembro de 2024
Desde a pandemia em 2020, o mercado editorial deu um grande salto, principalmente graças ao TikTok e o nicho especifico dentro dele chamado de BookTok, onde o algoritmo reúne uma comunidade de usuários que falam sobre literatura e dão dicas de leitura. Muitos livros se tornaram fenômenos e entraram na lista dos mais lidos nesses últimos 4 anos por conta dessas indicações, resenhas e discussões que são trazidas na rede social.
Lançado em 2023, o livro Quarta Asa, originalmente Fouth Wing, da autora Rebecca Yarros foi um dos livros que ficou hypado por conta do TikTok. Ele é um romance de fantasia, um gênero que também teve um aumento de popularidade nesse período, nele a autora mescla elementos do mundo mágico com conflitos internos dos personagens e relações intensas de romance e familiar.
A história se passa no Reino de Navarre, um mundo fictício onde dragões, magia e guerra são reais. E a nossa protagonista é Violet Sorrengail, uma personagem forte e resiliente, tornando o progresso da personagem muito legal de se acompanhar. Ela foi criada decidida a entrar no Quadrante do Escribas, pois sempre amou ler e também por influência de seu falecido pai que era um escriba, porém acaba sendo pressionada pela mãe, uma General renomada, a entrar no Quadrante dos Cavaleiros, onde seria treinada para lutar nas guerras.
Violet não foi treinada desde criança como os irmãos mais velhos para se tornar Cavaleira e tem muita consciência disso, ela é uma heroína que deixa a desejar no quesito físico, mas compensa na inteligência. Mesmo conseguindo passar pelo primeiro passo que era a seleção, ela ainda tem muito pela frente e a autora consegue trazer tudo de uma forma realista e que dê satisfação ao leitor.
Mesmo com um corpo que não é forte e que quebra com facilidade, ela é a protagonista. E como está no Quadrante para se formar uma Cavaleira, os desafios só aumentam. Violet passa por implicâncias, tentativas de assassinato e traições, consegue se livrar e superar seus inimigos no intelecto. Independente dos tropeços e dificuldades em sua trajetória, ela é a personagem que não chora ou desiste, e sim que se empenha para alcançar o objetivo.
Além de estar enfrentando todo os perigos do treinamento, ela precisa lidar com as intrigas e alianças dentro do Quadrante, pois é isso que vai ajudá-la a sobreviver até se formar.
O romance surge na história com Xaden Riorson, o clássico personagem masculino moreno sarcástico e de passado sombrio dos livros de fantasia com romance. Ele é tudo o que se espera para o par romântico, é bonito, forte e misterioso. Ao decorrer do livro ele mostra ser o que a Violet precisava como apoio emocional: proteção e incentivo para que ela ultrapasse seu limites e lute suas próprias batalhas.
Embora desde o inicio a relação entre eles tenha sido intensa, a dinâmica é previsível e segue quase o mesmo roteiro da maioria dos livros desse gênero. Eles tem um “romance proibido” por seus pais terem lutado em lados opostos da guerra, e ainda que seja bem desenvolvido, segue a mesma fórmula dos casais da fantasia, que já vimos em diversas outras obras.
Conhecida por seus dramas emocionais e intensamente humanos, Rebecca Yarros traz em Quarta Asa um enredo imersivo e detalhado, com uma sociedade cheia de tradição e regras.
É necessário destacar também a forma como os dragões são incorporados na história, não apenas como criaturas fantásticas e sim como símbolos de poder. Os Cavaleiros são escolhidos pelo dragões pelas suas condutas, e, assim como num exercito normal que conhecemos, no mundo de Navarre existe uma hierarquia militar.
Os dragões também são uma das partes mais atrativas do livro, trazem diálogos divertidos e dinâmicos, os afastando do estereótipo de criatura mitológica poderosa e milenar, mesmo que eles ainda sejam isso. Outro ponto que conquista o público são as lutas e batalhas corporais que passa uma vibe de livros e filmes de ação, que traz um aspecto e uma animação diferente enquanto realiza a leitura.
A escrita de Yarros é envolvente e empolgante, equilibrando muito bem os momentos de ação, com os de reflexão e construção do relacionamento amoroso dentro da história. Ela explora diversos temas como amizade e lealdade dentro da complexidade das escolhas morais nos tempos de guerra e disputa de poder.
Quarta Asa oferece uma experiência rica e divertida para aqueles que gostam de fantasia e de personagens femininas fortes, tendo todos os elementos para ser uma leitura cativante. Mesmo que não inove em alguns pontos da obra, a autora compensou nos personagens marcantes e um enredo emocionante que abre margem para as continuações.