Tempo de leitura: 2 min

Na última sexta-feira (14), o presidente da Argentina, Javiel Milei, fez uma publicação no X (antigo Twitter) promovendo a iniciativa “Viva La Libertad”. O projeto divulgado consiste na venda da criptomoeda $LIBRA, que minutos após o post de Milei, registrou U$ 20 milhões de em compras. No entanto, imediatamente após a valorização da moeda digital, houve um pico abrupto de vendas, o que desvalorizou rapidamente seu valor, gerando prejuízo aos investidores, que foram incentivados por Milei.

Esse tipo de fraude, caracterizada pela forte especulação seguida por repentina venda de criptomoedas é conhecida no mercado digital como Pump and Dump (tradução livre: impulsionar e largar). Diante do ocorrido, os deputados da oposição argentina apresentaram um pedido de impeachment contra o presidente da república, alegando que ele tenha agido de má fé ao divulgar a $LIBRA, buscando se beneficiar com a venda do ativo em alta. Milei nega envolvimento com a iniciativa e diz apenas ter divulgado um projeto privado, como faria com qualquer outro.

Patriota Coin

Antes do escândalo de fraude financeira de Javier Milei, o deputado Eduardo Bolsonaro se envolveu com um caso semelhante. No dia 1 de fevereiro, o deputado fez um tweet divulgando a Patriota Coin, moeda digital que faria oposição à Drex – projetada pelo Governo Federal. Assim como no caso ocorrido no país vizinho, a vida útil da moeda patriota durou pouco, com investimento massivo seguido de brusca desvalorização. A página do Patriota Coin foi desativada no X, no entanto Eduardo Bolsonaro não apagou a postagem na rede social.

$TRUMP: O motivador

Em janeiro deste ano, antes da “criptopolêmica” de Javier Milei e Eduardo Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, veio a público no X para anunciar sua moeda digital oficial: a $TRUMP. Chamada pelo próprio presidente de “memecoin”, o desfecho do ativo foi parecido com o das suas irmãs latino-americanas, mas não equivalente. A moeda, assim como a $LIBRA (argentina) e a Patriota Coin (brasileira), também teve uma queda repentina, no entanto, de menor escala. Atualmente, ela opera com aproximadamente 21% do seu maior valor atingido, equivalendo, no momento U$ 17,2, segundo a Investing.com. Possivelmente, a nova tendência financeira mundial da extrema-direita seja lesar seguidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *