Confira: Resumo de LaLiga, e escândalo de gigante

Confira os resultados dos últimos jogos do campeonato espanhol
abr 19, 2023 , , ,
Tempo de leitura: 5 min
Marcos Carbone
Últimos posts por Marcos Carbone (exibir todos)
https://www.instagram.com/reel/CrLxwLSNbmh/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Na última segunda-feira (17), aconteceu o último jogo da rodada 29 pelo campeonato espanhol. Dessa vez, todos os jogos acabaram com um time vitorioso, menos um confronto, que a essa altura não teve tanta diferença para os envolvidos.

Alternando novamente para a 5ª posição, o Real Bétis aproveitou a derrota do Villarreal e passou à frente de novo, vencendo o Espanyol por 3×1. Agora, 1 ponto à frente do rival, tenta diminuir a vantagem para o 4º colocado.

Mais acima na tabela tivemos duas zebras. A Real Sociedad perdeu seu jogo para o Bilbao, atualmente em 7º lugar. Quem se beneficia é o Atlético de Madrid, que venceu em casa e abriu 9 pontos em relação ao 4º colocado.

Em compensação, o Real Madrid tenta se Iivrar do Atleti, que vem na sua cola. Dessa vez, fez bem seu papel e venceu o Cádiz por 2×0. Sem Vinicius e com Benzema apagado, sobrou para Marco Asensio marcar o gol da vitória.

O único empate da rodada ficou por conta do líder Barcelona. O time não jogou bem e não conseguiu abrir o placar contra o Getafe, que também não fez, e segurou o placar de 0x0 até o final. Xavi, treinador do Barça, justificou dizendo que não estavam acostumados a jogar no sol, só a noite, por isso a péssima atuação.

Escândalo Barcelona

Enquanto o campeonato acontece, o suposto escândalo de corrupção envolvendo o clube catalão ainda se mantém firme. O presidente do clube, Joan Laporta, convocou uma coletiva nessa segunda (17), para tratar somente do caso.

O problema levantado é sobre um acordo que o clube teria feito com o ex-árbitro e vice-presidente da comissão de arbitragem espanhola, na qual ao longo do campeonato, ele teria ajudado o Barcelona em algumas decisões em troca de dinheiro.

Em entrevista coletiva, o presidente diz ter sido a vítima na situação. “Se for demonstrado que algumas pessoas físicas ou entidades externas ao clube se aproveitam de um comportamento irresponsável em benefício próprio, o clube seria a vítima. E se assim for, vamos investigar até o fim”, afirmou.

Sancionado também pela Uefa, pelas enormes quantias de dinheiro depositadas na conta, o clube disse não ter encontrado os documentos que comprovam as transações, mas ainda está sendo investigado, e corre risco de ficar de fora de competições europeias.

Caso Valverde

Titular em campo na vitória contra o Cádiz, Fede Valverde deu assistência para o gol da vitória madrilenha. O uruguaio se envolveu em uma polêmica na semana passada, ao agredir um jogador do Villarreal. Em campo, era notável um clima estranho por parte dos atletas. Depois de um comentário maldoso sobre um suposto aborto sofrido pela esposa de Valverde, ao final da partida, o meio campista foi até o estacionamento e acertou um soco no rosto de Alex Baeña.

Os clubes resolveram ficar fora do ocorrido, por ser totalmente de motivação pessoal. Embora a decisão tenha sido essa, ainda sim Baeña levou o uruguaio à justiça, e disse que ele se aproveitou de uma desgraça para justificar o ato. O caso foi transferido nessa segunda-feira (17) para o comitê de competição, que em até um mês e meio, vai definir a punição do jogador, que pode chegar a até doze jogos fora dos gramados.

Classificação na tabela

Há algumas rodadas a tabela do campeonato espanhol não sofre grandes alterações. Em um ano de constância, a maioria dos clubes manteve um desempenho parecido ao longo da competição até aqui, seja positivo ou negativo. O líder ainda é o Barcelona, que 11 pontos à frente, provavelmente será o campeão da Laliga.

O Real Madrid vem logo atrás com 62 pontos, puxando junto o Atleti e a Real Sociedad, que fecham o G4, ocupando as 4 vagas destinadas à Champions. Na zona de classificação para a Europa League, Real Bétis e Villareal dominaram as vagas, e alternam entre 5º e 6º lugar, sem abrir espaços para quem vem atrás.

No meio da tabela, a pontuação dos times é bem próxima: enquanto a diferença do primeiro para o segundo lugar é de 11 pontos, o Bilbao, time que ocupa a 7ª posição, tem apenas treze a mais que o 17º colocado, Almería.

Na zona de rebaixamento, dois times lutam para sair: Valência e Espanyol, ambos com 27 pontos, ameaçam a permanência do Almería, enquanto o lanterna Elche já desistiu da competição. Com apenas 13 pontos, o time faz uma das piores campanhas da história de LaLiga.

Tabela campeonato espanhol
Imagem: Google/LaLiga

Pré-temporada

Mesmo faltando 9 rodadas para o fim do campeonato, a LaLiga divulgou na quinta-feira (13), que 4 times da elite do futebol espanhol vão disputar sua pré-temporada em um torneio na América. Atlético de Madrid, Bétis, Real Sociedad e Sevilla, farão confrontos entre si nos Estados Unidos e no México antes da próxima temporada começar.

A justificativa é que a América do Norte precisa de mais contato com o esporte, e trazer gigantes do futebol mundial para disputar na localidade pode gerar um grande espaço na mídia. Óscar Mayo, diretor executivo da entidade organizadora do campeonato espanhol, junto com Boris Gartner, CEO da LaLiga na América do Norte, estão por trás da iniciativa.

“Estamos muito satisfeitos em trazer os clubes da LaLiga para a América do Norte e mostrar o talento e a emoção da LaLiga aos torcedores desta região. Acreditamos que, por meio dessas partidas, podemos continuar a criar conexões mais profundas com nossos torcedores no México e nos Estados Unidos”, justificou Boris em entrevista coletiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *