- Confira o chaveamento, os confrontos e as análises das quartas de final da Libertadores e Sul-Americana - 11 de agosto de 2023
- Botafogo tem 57,7% de chance de ser campeão brasileiro; Grêmio e Flamengo aparecem na sequência - 7 de julho de 2023
- EUA x Canadá e Croácia x Espanha decidem as finais da Nations League da Concacaf e UEFA; saiba todos os detalhes - 16 de junho de 2023
Borussia assumiu ponta da tabela após tropeço do Bayern diante do Leipzig na rodada passada
Para ser campeão, o Borussia Dortmund precisa apenas de uma vitória simples diante do Mainz, no Signal Iduna Park, na manhã deste sábado, às 10h30. O Borussia conquistou pela última vez a Bundesliga na temporada 2011/12.
A Muralha Amarela lidera a competição com dois pontos à frente do Bayern de Munique, 70 a 68. O Dortmund aproveitou muito a oscilação do Bayern na reta final da Bundesliga. A motivo de comparação, foram 2 derrotas da equipe de Munique nos últimos 5 jogos na Bundesliga. Nesse período, o Borussia Dortmund teve 4 vitórias e 1 empate.
A equipe do Mainz, adversária do Dortmund, pode ser a “zebra” do dia, mas a fase não é boa; inclusive, o time vem de 4 derrotas consecutivas. O último triunfo da equipe foi sobre o Bayern de Munique, por 3 a 1, no dia 22 de abril.
Apesar do Borussia estar perto de erguer o troféu da Bundesliga depois de 11 anos, o Bayern de Munique era quem estava dominando o futebol alemão. Nos últimos 10 anos, os bávaros conquistaram o título de maneira irreparável, fazendo história no pódio do futebol alemão.
Para o comentarista da Dibrou Sports Brasil, Luiz Henrique Cisterna, o Borussia será campeão e irá acabar com essa hegemonia do Bayern.
“Acredito. O trabalho do Terzic, desde que foi interino e conquistou a Pokal 20/21, mostrou muita evolução com jogadores jovens e os mais experientes. O Dormund oscilou bastante na temporada, assim como o Bayern, mas temos que valorizar 81 gols marcados e principalmente uma campanha em casa fantástica, no Signal Iduna Park. Como o Borussia só depende de si, com vitória, acho muito viável.”
Luiz Henrique ainda citou como o time do Mainz deve jogar no Signal Iduna Park.
“O Mainz venceu o Bayern de Munique em 22/4. Jogo reativo, nos contra-ataques. Espero a mesma conduta contra o Dortmund, mas a sequência negativa pesa na confiança. Foram 13 gols tomados nos últimos 4 jogos. Vão enfrentar um ataque muito dinâmico, com Bellingham, Brandt, Malen e Haller. Se jogarem na filosofia defensiva, diferente das recentes derrotas, e principalmente serem objetivos nos contragolpes, pode acontecer. Todavia não acho provável.”
Marco Reus e a proximidade de erguer a taça
Uma das relações mais fiéis e leais dos últimos anos no mundo do futebol é a do meia Marco Reus, de 33 anos. Já são 11 anos defendendo as cores da Muralha Amarela, mas nem sempre tudo foi colocado ao seu alcance e um título no BVB ainda lhe falta.
Caso ele seja campeão neste sábado, será sua primeira Bundesliga com a camisa do Borussia Dortmund, ou seja, simplesmente ele se eternizaria na história do clube.
Para Luiz Henrique Cisterna, Reus teve uma verdadeira história de amor no clube aurinegro.
”Reus é um craque. Uma verdadeira história de amor. Desde que chegou em 2012, encantou com seu futebol, tecnicamente é muito avantajado, apesar das duras lesóes que o tirou de Copa do Mundo. Teve propostas para sair, ficou pelo amor aurinegro à muralha amarela. É injusto ele ter apenas duas Copas da Alemanha e Supercopas. Seria um marco histórico. Lembrando que ele renovou com o Dormund para 2024, a história não terá seu fim.