‘Pride to Be’: Converse lança coleção que celebra a diversidade no mês do orgulho

Conheça a coleção de sapatos que carrega orgulho, política e muita cor.
jun 16, 2023 , , ,
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Uma das maiores empresas de calçados dos Estados Unidos, a Converse, lança em junho a coleção Pride to Be 2023 em comemoração ao mês do orgulho LGBTQIA+.

A edição exclusiva do Orgulho 2023 traz 4 estilistas queers do time de colaboradores da empresa como criadores dos seus respectivos modelos de sapatos. Dessa maneira, representa a diversidade e a forma em que cada um situa-se dentro da comunidade, dando ênfase à visão individual do que é ser queer.

“Para mim, ser queer significa expressar livremente meu amor. Definitivamente, demorei um pouco para me encontrar na palavra queer, mas no final das contas decidi que era quem eu já sou.” , comentar o colaborador e estilista da Converse Pride to Be, Xavier Means, sobre sua vivência queer.

 A coleção Pride deste ano celebra as  pessoas que tem orgulho e a alegria de viver e ser quem são.” declarou a empresa no site oficial.

Yeliz e Eva com suas criações para a coleção.
Big Freedia e Xavier com suas respectivas criações para a coleção

Os modelos de sapatos expressam o “orgulho de ser” de seus criadores, como Big Freedia expressa seu “Orgulho em ser livre”, já Xavier, conhecido também como Internet X, expressa seu “Orgulho de ser autêntico” . Assim, a coleção carrega a individualidade de cada artista e possibilita a identificação do público alvo com os slogans.

Antes do lançamento da campanha, participei de um grupo de foco com a Converse sobre a campanha. Quando descobri que entrei já conhecia o conceito! Todos nós fomos capazes de escolher qual seria nossa declaração de orgulho, confirmamos nosso estilo, ‘mood boards’ e maquiagem.”, continua o estilista Xavier Means, sobre a experiência de vivenciar o coleção.

Linha do tempo Pride to Be Converse

*Linha do tempo gerada com o auxílio do ChatGPT , pesquisa ” Lista Pride Collection Converse”.

A empresa Converse ,desde 2014, é apoiadora da comunidade LGBTQIA+ e ao longo desses anos lança coleções que prestigiam a diversidade. Em 2018 a marca juntou-se com Miley Cyrus e a Fundação Happy Hippie – Organização Beneficente à população queer- em prol da causa.

 Dessa forma, devido junho ser o mês do orgulho, diversas marcas lançam-se ao comércio de mercadorias com temáticas queer. Isto é, utilizam-se  do mês para promoverem coleções exclusivas com simbolismos característicos da comunidade, como o arco-íris. Assim, instigando a identificação e consumo desses produtos . Logo, proporciona uma maior relevância à luta e à importância do Pride Month.

Sendo uma  alternativa  lucrativa e publicitária, bem como inclusiva politicamente, tornando essas grandes marcas aliadas de causas sociopolíticas.

Backstage campanha Pride to Be 2023.
Via: Xavier Means
Leia também: O lucro com a promessa de diversidade

Os modelos estão disponíveis exclusivamente no site oficial da Converse

*Tradução da entrevista realizada com o auxílio do ChatGPT– Tradução

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