- Conheça o Entrelinhas, projeto de futsal feminino aberto para a comunidade - 22 de janeiro de 2024
- Conheça a Cátedra Sergio Vieira de Mello, projeto que promove a integração da população em condição de refúgio com as universidades brasileiras. - 17 de janeiro de 2024
- Parlamento Jovem: “ser revolucionário não é destituir as instituições, é ser ponto de mudança, é avaliar os problemas reais e atuais e evoluir nesse sentido” - 30 de outubro de 2023
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu na última quinta-feira (15) um evento destinado aos conselhos municipais de idosos, instituições de atendimento à terceira idade e cidadãos dessa faixa etária. De acordo com o Estatuto do Idoso brasileiro, considera-se idosa a pessoa com 60 anos de idade ou mais.
O evento contou com apresentações culturais, palestras e debates à respeito do tema, além da presença de lideranças políticas e representantes da causa. A coordenadora do Centro de Idosos da Sagrada Família, Ana Lívia Bahia, esteve presente no evento e comentou sobre a importância do debate:
“Essa data é muito importante para manifestar a oposição contra a violência aos idosos, que vêm crescendo a cada dia. Infelizmente, a família está em primeiro entre os agressores e são diversos tipos de violência, como psicológica, sexual, financeira, emocional, patrimonial, discriminatória e negligência. O evento reforçou a importância da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público em assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a assistência adequada, principalmente nos casos de violência.” disse Ana Lívia.
Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2019 foram registrados mais de 33 mil casos de violência contra idosos no Brasil. Além disso, o Disque 100, serviço nacional de denúncias de violações de direitos humanos, registrou mais de 37 mil denúncias de violência contra idosos em 2020. – Dados obtidos pelo uso da inteligência artificial ChatGPT e checados para a produção desta notícia.