Tempo de leitura: 2 min
Pedro Paulo Lemes

resumo do texto

/ O San Antonio Spurs selecionou Victor Wembanyama no draft de 2023.

/ O jovem Francês é considerado uma das maiores promessas do esporte.

/ ele possui uma altura impressionante e habilidades versáteis.

/ sua seleção é vista como uma grande conquista para a franquia.

  • Resumo feito com o auxílio do chat GPT.

Na noite da última quinta-feira (22), aconteceu o draft de 2023 da NBA, momento onde os jovens talentos do basquete são selecionados para a maior liga de basquete do mundo.

Entre vários selecionados na noite, um deles roubou todo o destaque. Victor Wembanyyama, Francês de 19 anos, foi selecionado pelo San Antonio Spurs na primeira escolha geral, causando 0 surpresas, mas entrando para a história.

Wembanyama possui 2,26m de altura, 2,40 de envergadura e 105kg. No entanto, impressiona de fato pela sua mobilidade em quadra, fazendo praticamente tudo com qualidade e sendo considerado uma aberração por quase todos os analistas de basquete do mundo.

Números antes da NBA

Jogando pelo Metropolitans 92 na LNB Pro A, primeira divisão da liga francesa, aos 19 anos, Wemby liderou a temporada regular em pontos (21,6), rebotes (10,4) e tocos (três), além de 2,4 assistências em 32,1 minutos, sendo o principal jogador do Mets 92, que terminou em segundo lugar na fase classificatória com 23 vitórias em 34 jogos, atrás somente do Monaco.

Os números e performances levaram o pivô a vencer não só seu terceiro prêmio de melhor jogador jovem da carreira na liga, como o de melhor defensor e o de cestinha da temporada, além do maior prêmio individual de todos, o de MVP da temporada, recebido das mãos de Rudy Gobert, pivô do Minnesota Timberwolves e da seleção francesa, antes do primeiro jogo das quartas de final contra o Cholet, sétimo colocado da fase classificatória.

Wembanyama conseguiu levar o Metropolitans 92 até as finais do campeonato, contra o Monaco, mas foram varridos por 3 a 0.

Momento histórico no Texas

Os Spurs voltaram a ter a primeira escolha do Draft depois de 26 anos. Em 1997, a franquia era a primeira no relógio e selecionou o histórico ala-pivô Tim Duncan, que liderou os Spurs a cinco títulos durante sua carreira. Antes, em 1987, San Antonio também teve a oportunidade de escolher em primeiro e selecionou o pivô David Robinson, com quem Duncan, dez anos depois, formaria um garrafão de respeito no Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *