- Inteligência Artificial: Transformando o Presente e o Futuro - 16 de junho de 2024
- Explorando a diversidade da culinária no mundo - 13 de maio de 2024
- Futebol entre as quatro linhas: A importância do futebol na vida de um torcedor - 29 de abril de 2024
Mês de outubro chega e vem junto com o movimento sobre a prevenção do câncer de mama. A doença é a primeira causa de morte por câncer em mulheres brasileiras. Para os próximos três anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que mais de 75 mil mulheres serão diagnosticadas.
O casos estão acontecendo em mulheres mais jovens, a partir de 40 anos. A equipe do Lab Notícias entrevistou Cynara Mathias, superintendente de Gestão de Redes de Atenção, que passou algumas informações sobre como se prevenir, como é feito a biopsia e quais razões do por que as mulheres são diagnosticadas com câncer de mama.
Segundo Cynara, o outubro rosa foi criado para conscientizar e também para identificar o câncer de mama. A mulher tem que ter um autocuidado pois o câncer não precisa ter somente um fator genético.
Entretanto, ter uma vida saudável ajuda bastante. Em questão de alimentação, evitar bebidas alcoólicas e cigarro previne um pouco mais o câncer de se propagar sobre o corpo humano. A fase inicial da descoberta tem mais chances de cura, de acordo com Cynara.
O papel da família nesse tipo de caso é de entender e de apoiar, levar conforto e estar com o(a) paciente em todos os momentos.
Homens também podem ter câncer de mama, são raros os casos. No ano de 2020, o INCA registrou 270 mortes causadas pelo câncer de mama em homens.
Para fazer um agendamento do exame no SUS, basta ligar na secretaria pelo número 0800 779 0000
Método
Os métodos para detectar o câncer de mama são:
- Exames de Biópsia/Punção Guiada por ultrassom.
- Algumas lesões não precisam da Biópsia, e o diagnóstico é feito por fotos parecidas com a lesão.
- E o exame mais conhecido, a mamografia que pode ser feita pelo SUS.