Tempo de leitura: 2 min

Vindos de Urutaí, cães-guia devem chegar à instituição nessa segunda-feira (08)

Destinados à Escola de Medicina Veterinária da UFG, estarão na faculdade durante a época da Pecuária para palestras sobre a importância de cães-guia e como funciona seu treinamento.

Elvis (à esquerda), Fox (no centro) e Fênix (à direita), cães do Programa Cão-Guia. Acervo pessoal de Brunno Naves, treinador dos cães.

O treinamento dos cães-guia começa desde cedo, aos 6 meses, quando são gradualmente apresentados aos diversos fatores urbanos, como os diferentes sons e pisos. Além disso, é necessário que os cães tenham o que Brunno chama de “família socializadora”, que introduz o cão à convivência humana no intervalo entre a terceira dose de vacina até os 15 meses: “Parte vital do nosso projeto são essas famílias que se disponibilizam pra cuidar dos cães nesse intervalo e já vão acostumando os cães com esse contato mais humano e tal”, diz o treinador.

Dentre as principais dificuldades do programa, encontra-se a falta de verbas, de treinadores e de famílias dispostas a assumirem o papel de socializadores. Ademais, há também o mau cumprimento da lei, haja vista que, até hoje, muitos estabelecimentos ainda não permitem a livre circulação de cães-guia.

O processo para adquirir um cão-guia funciona por meio de editais com os quais o programa tenta conciliar as necessidades do deficiente visual com as características do cão, depois disso, há um processo de familiarização entre o cão e o cego, que dura cerca de um mês, no qual o cão-guia se ajusta à rotina do dono.

Durante o evento na Universidade, que acontecerá dos dias 8 a 12 de agosto, além de esclarecer certas dúvidas sobre o programa, Brunno também dará uma palestra sobre comportamento animal, no dia 10, no auditório da Escola de Veterinária e Zootecnia. Interessados em adquirir um cão-guia podem encontrar o edital no site do Instituto Federal de Goiás, câmpus Urutaí: https://ifgoiano.edu.br ou entrar em contato diretamente o Brunno por seu Instagram: @bmnaves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *