Tempo de leitura: 3 min
Tayná Freitas
Últimos posts por Tayná Freitas (exibir todos)

‘Foi uma experiência bacana de poder estar vendo como o esporte universitário vem se desenvolvendo em outros ambientes que não só dentro da nossa universidade’, ressalta Tathyane Krahenbühl, chefe da delegação universitária goiana

Equipe de Basquete 3×3 da UFG no 4º FISU. Foto: Acervo pessoal de Vítor Zoccoli.

Foi realizado neste último mês de Julho, entre os dias 17 e 22, o 4º Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) América de Basquete 3×3, uma competição entre diversas equipes universitárias de oito países, entre eles o Brasil, na modalidade de basquete 3×3. A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi uma das duas universidades brasileiras a participar da competição e terminou o FISU na quarta colocação.

Tendo se classificado para a competição por meio do Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) e garantido a vaga após terminar em segundo lugar, a equipe da Federal de Goiás, composta por Arthur e Guilherme Magnabosco, Pedro Lucas Santiago e Vítor Zoccoli e com o cargo de treinador do time ocupado por Daniel Bernardes, teve apenas duas semanas de preparação até a primeira partida no FISU.

Seguindo invicto até as semifinais, o time goiano foi barrado pela equipe mexicana do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, e ao disputar o terceiro lugar do pódio contra o time da Universidad Nacional de La Matanza, da Argentina, os brasileiros acabaram perdendo a partida e terminaram a competição pan-americana em quarto lugar.

Quando questionado sobre a colocação no Pan, Vítor Zoccoli afirmou que para a equipe, é um sonho obter a quarta colocação em um campeonato internacional, se mostrando muito feliz com o que foi alcançado. Tathyane Krahenbühl, professora e pesquisadora da área de esportes e também chefe da delegação do time da UFG, concorda que o lugar foi merecido e lembra que, além do FISU ser um campeonato internacional, o time da Federal ainda competia com universidades privadas, que podem contar com um projeto de contratação e de bolsas, algo que não faz parte da realidade da equipe goiana.

Para custear os gastos da competição, a equipe recebeu um patrocínio e a ajuda de diversas atléticas dos cursos da Federal de Goiás, que organizaram um evento universitário para ajudar os atletas a arcarem com tudo, além de vaquinhas e rifas organizadas por eles.

O time, já em solo brasileiro, segue com os treinos e batalha agora por um convite para participar da Copa do Mundo Universitária de Basquete 3×3, que acontecerá em Istambul, na Turquia, entre os dias 27 e 29 de Outubro.

“Representar o Brasil sendo a única Universidade Federal participante do campeonato, sendo a primeira vez indo a outro país praticando o esporte que mais gostamos é um sonho, esperamos representar a todos mais vezes!”, reforça Zoccoli. Tanto ele quanto Daniel Bernardes, Krahenbühl e Guilherme Magnabosco destacam a importância da prática esportiva para a saúde física e mental, e também para a expressão do lado social-coletivo, corroborando a união da comunidade.

One thought on “Equipe de basquete 3×3 da UFG conquista quarto lugar no Pan-Americano”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *