Tempo de leitura: 2 min
Micael da Silva Moura
Últimos posts por Micael da Silva Moura (exibir todos)

Um projeto social que surgiu por um movimento nacional, no ano de 2000, foi motivado pelas alterações e necessidades de mudanças na legislação, para defesa dos direitos das Crianças e Adolescentes.

A principal motivação da criação do projeto foi um assassinato que aconteceu no ano de 1973. Uma criança de 8 anos chamada Araceli foi brutamente violentada, estrupada, assassinada por dois adolescentes de 15 e 16 anos em Vitória. Como eram adolescentes de classe média, o crime foi anulado.

Em entrevista com o Psicólogo Oyama Netto, a partir do ano 2000, o projeto passou a ter um propósito único: conscientizar o fenômeno da violência e o do abuso sexual de crianças e adolescentes e para a emergência da denúncia:

“É importante que as pessoas tenham essa consciência, para que a partir disso, consigam identificar sinais de possíveis vulneráveis que estejam sofrendo violência sexual e assim possam denunciar”.

De acordo com Oyma Netto ele falou que durante a pandemia os números de denúncia tiveram um grande aumento, mas ainda não é suficiente. “Temos leis, mais não muito severas para quem pratica este ato criminoso contra as crianças e adolescentes“, afirma.

“Um dos frutos do projeto é justamente o aumento das denúncias, o que possibilita a ação mais rápida e efetiva. Após a denúncia, o(a) vulnerável é encaminhado para a rede de proteção”. Ele ressalta a importância dos canais de denúncia, principalmente o disque 100.

O curso de Psicologia da Unifasam , fará uma atividade de extensão durante os dias 13 a 17 de maio, onde alunos do 1º e 2º períodos farão atividades referentes ao assunto abordado.

Mais informações sobre este Projeto de conscientização nacional: https://www.facabonito.org/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *