Tempo de leitura: 2 min
Micael da Silva Moura

Um projeto social que surgiu por um movimento nacional, no ano de 2000, foi motivado pelas alterações e necessidades de mudanças na legislação, para defesa dos direitos das Crianças e Adolescentes.

A principal motivação da criação do projeto foi um assassinato que aconteceu no ano de 1973. Uma criança de 8 anos chamada Araceli foi brutamente violentada, estrupada, assassinada por dois adolescentes de 15 e 16 anos em Vitória. Como eram adolescentes de classe média, o crime foi anulado.

Em entrevista com o Psicólogo Oyama Netto, a partir do ano 2000, o projeto passou a ter um propósito único: conscientizar o fenômeno da violência e o do abuso sexual de crianças e adolescentes e para a emergência da denúncia:

“É importante que as pessoas tenham essa consciência, para que a partir disso, consigam identificar sinais de possíveis vulneráveis que estejam sofrendo violência sexual e assim possam denunciar”.

De acordo com Oyma Netto ele falou que durante a pandemia os números de denúncia tiveram um grande aumento, mas ainda não é suficiente. “Temos leis, mais não muito severas para quem pratica este ato criminoso contra as crianças e adolescentes“, afirma.

“Um dos frutos do projeto é justamente o aumento das denúncias, o que possibilita a ação mais rápida e efetiva. Após a denúncia, o(a) vulnerável é encaminhado para a rede de proteção”. Ele ressalta a importância dos canais de denúncia, principalmente o disque 100.

O curso de Psicologia da Unifasam , fará uma atividade de extensão durante os dias 13 a 17 de maio, onde alunos do 1º e 2º períodos farão atividades referentes ao assunto abordado.

Mais informações sobre este Projeto de conscientização nacional: https://www.facabonito.org/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *