Guanacity: Rimas que transformam o Jardim Guanabara e revitalizam o Rap em Goiânia

Após ser interrompido em 2019 por repressão policial, o projeto Guanacity renasce em 2023, unindo MCs e transformando o cenário do rap no Jardim Guanabara, Goiânia
Tempo de leitura: 4 min
Festival Guanacity, Arena Multiuso- Jardim Guanabara (Foto: Lara Luiza)
Festival Guanacity, Arena Multiuso- Jardim Guanabara (Foto: Lara Luiza)

O Jardim Guanabara, bairro tradicional de Goiânia, testemunhou o renascimento da cultura Hip Hop em 2023. Isso aconteceu com a volta do Guanacity, um projeto de batalhas de rima que havia sido interrompido em 2019 por repressão policial.

O movimento, que começou de forma tímida, voltou com força sob a liderança de Denys Marcos. Um dos MCs (participantes das batalhas) originais, ele decidiu ressuscitar o projeto para transformar a realidade da comunidade local.

A Origem e a nova direção

“Quando surgiu a chance de retomar as batalhas, fiz questão de continuar usando o mesmo nome”, explica Marcos. “O projeto já tinha raízes aqui, e eu fazia parte dele desde o início.”

Com a ajuda de amigos, ele organizou a primeira batalha da nova fase. Na época, apenas dez pessoas compareceram. Hoje, o cenário é bem diferente, com o movimento fortalecido.

Paixão e união

Marcos revela que sua motivação para reviver o Guanacity foi a paixão pelo rap e pelas batalhas de rima. “No setor, não havia nada parecido”, diz ele. “Sempre sonhei em crescer e até chegar ao nível nacional.”

Ele destaca que o diferencial do Guanacity é a união entre os MCs. Para ele, o grupo é uma verdadeira família. “Fazemos reuniões semanais e estamos sempre em busca de novos talentos.”

Missão e novos desafios

O principal objetivo do Guanacity é levar a cultura Hip Hop ao Jardim Guanabara. Antes, o setor tinha pouco conhecimento sobre o movimento. “Queríamos trazer o cenário de batalhas para a quebrada de cá, que não estava tendo, estava escasso”, explica Marcos.

Hoje, o projeto tem outros objetivos, mas esse continua sendo essencial. Entre os novos desafios, ele cita o crescimento das batalhas no setor. Outro foco é a busca por apoio para melhorar a estrutura para os MCs.

Um futuro de esperança

Outro grande sonho de Marcos é afastar os jovens das drogas e do crime. Ele quer introduzi-los ao Hip Hop e proporcionar-lhes uma nova perspectiva de vida. Marcos também deseja criar um estúdio para ajudar os MCs a gravarem suas músicas.

Isso, segundo ele, seria um grande passo para o desenvolvimento da cena local. “Com o estúdio, poderíamos apoiar ainda mais o crescimento dos artistas envolvidos”, afirma.

Inclusão e apoio

Quanto aos critérios para participar das batalhas, Marcos é claro: “Basta chegar e colocar o nome. Não fazemos distinção; deixamos em aberto para quem quiser mostrar seu talento ou até mesmo aprender.”

Além de organizar as batalhas, Marcos e sua equipe se dedicam a levar os MCs para outros eventos. Isso proporciona novas experiências e oportunidades de treino. “Sempre tentamos dar o máximo de suporte”, diz ele.

Impacto e crescimento

Embora o projeto não tenha fins lucrativos, Marcos afirma que o Guanacity oferece suporte em mídias sociais, gravação e divulgação das batalhas. “As batalhas são filmadas, editadas e postadas no YouTube“, explica.

O campeão da semana é anunciado no Instagram, ampliando a visibilidade dos MCs. Marcos conclui destacando o impacto e o crescimento do Guanacity: “As batalhas estão no auge midiático, alcançando lugares que nunca imaginei.”

“Se continuarmos assim, vamos sair cada vez mais da nossa bolha e conquistar mais espaço. Mas para isso, precisamos continuar trabalhando.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *