Tempo de leitura: 2 min
Lauanne Pereira Camargo
Últimos posts por Lauanne Pereira Camargo (exibir todos)

As redes sociais podem e devem ser utilizadas como uma ferramenta de comunicação, mas existe algo que a internet não pode proporcionar, a interação e o ambiente social, sendo que o uso excessivo leva à banalização da interação social e das relações interpessoais.

As redes sociais revolucionaram a maneira como as pessoas consomem informação e interagem com o mundo. Plataformas como Facebook, Twitter e Instagram não apenas conectam indivíduos do mundo todo, mas também desempenham um papel crucial na formação da opinião pública. Essas redes têm o poder de influenciar decisões sobre varias questões, entre elas políticas e sociais.

As redes sociais permitem que informações sejam divulgadas de maneira muito rápida. Esse processo pode fazer com que certas questões ganhem destaque e se tornem prioritárias no debate público, muitas vezes sem uma verificação completa dos fatos.

Sabemos que os Algoritmos das redes sociais tendem a mostrar aos usuários conteúdo que confirmam suas opiniões, Isso pode reforçar opiniões já formadas e limitar a exposição a perspectivas diferentes, atraindo ainda mais a opinião pública.

A princípio, segundo uma pesquisa do “Digital News Report 2013”, 6 em cada 10 brasileiros utilizam as redes sociais como noticiário. Dessa forma, percebe-se que os jornais tradicionais estão sendo substituídos por essas mídias que podem ser altamente manipuladoras, muitos utilizam essas ferramentas como estratégia, já que podem criar informações com um tom informal e com uma opinião de fundo.

As redes sociais transformaram-se em um campo de batalha para políticos que buscam moldar a opinião pública. Com milhões de usuários ativos diariamente, estas plataformas possuem uma capacidade sem precedentes de disseminação de informações, rumores e ideologias

Manipulação e Desinformação: O aumento de desinformação e fake news nas redes sociais pode formar a opinião pública de maneira enganosa. Campanhas de desinformação são frequentemente usadas para influenciar eleições, promover agendas políticas e causar desentendimento social. É evidente que a falta de controle editorial e a facilidade com que conteúdos podem ser compartilhados sem verificação criam um ambiente propício para a disseminação de desinformação. Contudo, isso pode levar a uma opinião pública mal informada e a decisões baseadas em dados incorretos, afetando desde eleições até a saúde pública .

One thought on “O Impacto das Redes Sociais na Construção da Opinião Pública”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *