A (In)Visibilidade do Fotógrafo: A divulgação da Imagem e a Desvalorização do Fotógrafo

A relação entre a foto e o fotógrafo é um desafio: a divulgação da imagem frequentemente se sobrepõe à presença do fotógrafo.
out 30, 2024
Tempo de leitura: 3 min

A fotografia esportiva não é apenas capturar momentos esportivos, mas capturar a arte que movimenta a cultura de um país. De acordo com a IA do Google, a fotografia esportiva, que é uma área do fotojornalismo, surgiu em 1896, durante a primeira Olimpíada da Era Moderna, em Atenas.

Os fotógrafos esportivos têm a responsabilidade de capturar não apenas os jogadores e atletas, mas também tudo que se desenvolve em cada esporte, cada jogo, cada salto e cada vitória. E com o avanço das redes e mídias sociais, que fazem com que as fotos circulem rapidamente, os fotógrafos na maioria das vezes ficam pelas sombras e não são tão valorizados.

Foto: Microsoft Bing – Criador de Imagens

O fotógrafo esportivo Alan Deyvid começou sua carreira como designer, e após começar a estudar sobre esporte, ele percebeu uma falha no mercado: a falta de boas fotos dos jogadores. E com isso, ele iniciou estudar fotografia e o motivou a investir em equipamentos, iniciando sua trajetória profissional.

Processo na Indústria

O dia a dia de um fotógrafo esportivo é marcado pela necessidade de uma entrega rápida. As fotos são enviadas em para agências que as enviam para veículos de comunicação, e logo após o jogo, o fotógrafo organiza as imagens e as envia aos atletas em busca deles comprarem pelas fotos. E Alan comenta como atrapalha a vida de um fotógrafo quando o jogador não dá um retorno de compra.

Atrapalha na nossa qualidade de vida, pq a gente se esforça para mandar o quanto antes pra eles escolherem e eles acabam demorando na resposta que às vezes responde quando a gente já tá fazendo outra coisa.

Desafios na Indústria

Um dos principais desafios é a concorrência desleal nesse meio, pois há profissionais que priorizam preços baixos em vez de qualidade, o que pode prejudicar a percepção do trabalho sério. Isso faz com que os fotógrafos não sejam vistos com bons olhos, e aconteça a generalização.

Muitas vezes tem fotógrafos que não se importam com a qualidade e só quer receber o dinheiro, aí acabam mandando com qualquer edição pros jogadores ou até nem editada com um valor mais barato.

Isso acaba atrapalhando o fotógrafo que quer entregar com qualidade uma foto bem editada.

A Relação com os Atletas

Enquanto alguns jogadores valorizam o trabalho e a importância do material, outros muitos desconsideram a qualidade das imagens. Principalmente os meninos de base, que querem mais aparecer e divulgarem suas fotos, os profissionais já não tem a mesma visão. Essa situação pode ser desmotivadora para os fotógrafos que se esforçam para entregar um trabalho de excelência.

A Auto Valorização do Trabalho

Mesmo com os desânimos e os desafios, os fotógrafos, assim como o Alan, seguem apaixonados pelo que fazem. Para ele, é um meio termo, mesmo que haja sim toda desvalorização e equipamentos caros, é um trabalho divertido, mas há dificuldades admite Alan. Essa paixão é importante para a continuidade da fotografia esportiva, mostrando a importância e reconhecendo o trabalho do fotógrafo.

Conclusão

A fotografia esportiva é um algo vibrante, mas a invisibilidade do fotógrafo é um detalhe que ainda precisa mais atenção, pelo fato de justamente haver a desvalorização, tanto da espera de uma resposta ou de uma publicação sem os devidos créditos. Para que a fotografia esportiva seja mais valorizada, é importante que a indústria e o público reconheçam não apenas a imagem, mas também o autor por trás dela.

Ferramenta de IA utilizada no texto

Microsoft Bing: Foi utilizado para criar a imagem contida no texto

ChatGPT: Auxiliou na criação de perguntas para o entrevistado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *