- ALERTA SOBRE O ESTADO DE CONSERVAÇÃO DAS PONTES NO BRASIL - 20 de fevereiro de 2025
- Desafios para Inclusão de Alunos 60+ nas IES - 18 de fevereiro de 2025
O colapso da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, localizada na BR 226 entre os estados do Maranhão e Tocantins, no dia 22/12/2024, acendeu um alerta sobre ao estado de conservação das pontes em todo o país. Milhões de carros e caminhões passam todos os dias pelas pontes do país. Além das enormes perdas econômicas e sociais que resultam do desabamento de uma ponte, neste caso, também ocorreram 14 mortes e 3 pessoas estão desaparecidas. Segundo o Ministério dos Transportes, a reconstrução da ponte custaria R$ 171 milhões e seria concluída em dezembro de 2025. Conhecendo o histórico da construção de obras públicas no nosso país, provavelmente, esta obra acabaria custando muito mais e levaria muito mais tempo para ser concluída. Como resultado, a ponte foi implodida no dia 02/02/2025.
RESPONSABILIDADE DO Dnit NA GESTÃO DAS PONTES
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) responde pela manutenção e fiscalização de 5827 pontes nos 26 estados do país e no Distrito Federal. O Dnit sabia que a ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira necessitava de manutenção, pois entre novembro de 2021 e novembro de 2023, o órgão manteve vigente um contrato de manutenção desta e de outras pontes do Tocantins, por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), no valor de R$ 3,5 milhões.
COMO ESTÃO AS PONTES NO BRASIL?
Existe um preocupante desconhecimento sobre o número e o estado de conservação das pontes no Brasil. Levantamentos mostram que este número estaria entre 120 a 250 mil pontes, levando em consideração todos os tipos de pontes. Dados de 2023 mostram que das 5827 pontes federais administradas pelo Dnit, 727 pontes estão em estado crítico de conservação, sendo que 130 delas estão na pior situação possível. Portanto, extrapolando estes resultados, poderíamos dizer que uma a cada oito pontes estão comprometidas no país. Outro levantamento estimou a existência de 113.168 pontes rodoviárias no Brasil, das quais 14.874 encontram-se inventariadas e 12.142 possuem registro de inspeção. Os discordantes e alarmantes dados divulgados, aumentam a pressão social sobre a forma com que o Ministério dos Transportes vem tratando, ao longo dos anos, este tipo de obra tão importante para o fluxo econômico e social brasileiro.
INVESTIMENTO EM MANUTENÇÃO
O estudo divulgado pela Federação Nacional do Transporte (CNT) revela que seria necessário um investimento de R$ 99,76 bilhões para reconstruir, restaurar e manter os pavimentos rodoviários no Brasil. O Programa de Recuperação e Manutenção de pontes, viadutos, pontilhões, passarelas e túneis de São Paulo é considerado o maior da história da capital, com um investimento de R$ 1,64 bilhão, até o final de 2024. Em 2022, os Estados Unidos anunciou que investiria US$ 27 bilhões, aproximadamente R$ 160 bilhões, para recuperação de pontes. Os vultuosos números associados a manutenção de pontes reforçam a necessidade de melhorar a qualidade de todo o processo de construção, operação e manutenção das pontes no nosso país.