Tempo de leitura: 2 min

A inteligência artificial já invadiu a rotina de muita gente, mas agora, ela chegou na área da saúde: a Skin One , desenvolvida pela PUC-Rio, usa IA para analisar e tratar lesões em pacientes acamados. A plataforma identifica feridas, determina a gravidade e sugere tratamentos, tudo em tempo real. A ideia é otimizar o trabalho dos profissionais de saúde e acelerar a recuperação dos pacientes, sem substituir o toque humano, mas aprimorando o processo.

A IA auxiliará no controle e tratamento de lesões decorrentes de longos períodos de internação. Imagem: Gerada pelo ChatGPT

Esqueça os padres!

IA para impulsionar o trabalho, ajudar nos estudos ou criar memes já é passado. Agora, até os casamentos estão sendo comandados por inteligência artificial. Um casal nos EUA decidiu inovar ao entregar para uma IA generativa o papel de celebrar sua união. Além de ser financeiramente mais acessível do que contratar um celebrante humano, a IA foi treinada com informações pessoais dos noivos e dos convidados, criando votos personalizados e discursos cheios de emoção. Como se não bastasse, ela também controlou a iluminação do evento e sugeriu músicas para momentos importantes, como a entrada da noiva e a primeira dança.

Era dos vazamentos

Se 2024 fosse um filme, o título seria “O Ano dos Vazamentos”. Segundo um levantamento da Surfshark, mais de 5,5 bilhões de contas foram comprometidas no mundo. O Brasil ocupa o sétimo lugar do ranking com mais de 84 milhões de registros expostos, o que dá em média três registros vazados por segundo. Com o avanço das transações digitais, como o Pix, que movimentou trilhões no último ano, as ameaças se intensificaram. O Banco Central prometeu novidades em 2025 e já passou a exigir a verificação de duas etapas para a consulta aos valores a receber e ao Registrato, mas ainda não manifestou mudanças no sistema de transferência instantânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *