- Obesidade infantil no Brasil: desvendando as tendências e impactos através dos dados - 11 de agosto de 2023
- Redução da área florestal do Brasil: impactos aos biomas e ameaça à biodiversidade - 7 de julho de 2023
- Enem 2023: prazo para realizar inscrições termina nesta sexta-feira; confira detalhes - 16 de junho de 2023
Com o fim das temporadas da séries A e B, conhecemos os rebaixados e promovidos em suas respectivas competições. Veja como ficaram os times goianos após o fechamento de mais um ano do futebol brasileiro.
Goiás
O Goiás perdeu por 4 a 0 para o São Paulo e estava em clima de despedidas no último domingo (13).
A equipe conquistou os objetivos estabelecidos no início da temporada, garantiu a permanência na série A e a classificação para a Sul Americana com rodadas de antecedência.
O alviverde terminou o brasileiro no 13° lugar, com 46 pontos e compõe o grupo dos seis clubes que irão representar o Brasil em competição internacional em 2023. São eles: Botafogo, RB Bragantino, Goiás, Santos, São Paulo e América Mineiro.
Além disso, o final da temporada também foi marcado pelas despedidas de Jair Ventura e Pedro Raul, que deixam a equipe após boa passagem por Goiânia.
O técnico não chegou a um acordo com a diretoria e se despede do time depois de oito meses de trabalho. Já o atacante, que veio de empréstimo do Japão, não foi comprado em definitivo e retorna ao país com o status de vice artilheiro desta edição do Brasileirão.
Atlético Goianiense – ACG
Após lutar até o fim, o Atlético Goianiense foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato brasileiro do ano que vem. O dragão terminou o Brasileirão na 18ª colocação, com 36 pontos ganhos.
O revés é somado a uma campanha que não saiu como o esperado e que contou com duas doloridas eliminações nas competições disputadas em 2022: nas quartas de final da Copa do Brasil, pelo Corinthians, e nas semifinais da Sul Americana, pelo São Paulo.
Contudo, o rubro-negro levantou a taça do Campeonato Goiano sob o Goiás e ultrapassou o Vila Nova na somatória de títulos conquistados do torneio. Agora, o clube é o segundo maior ganhador do estadual, com 16 troféus, atrás somente da equipe esmeraldina.
Vila Nova
O ano está quase chegando ao fim mas a trajetória do Vila Nova em 2022 ainda não acabou. O colorado disputa o título da Copa Verde, que garante vaga direta na terceira fase da próxima Copa do Brasil.
O próximo passo em busca da conquista será dado hoje, terça-feira (15), na final contra o Paysandu, às 18h30, fora de casa. O jogo da volta será neste sábado, às 19h, no estádio Serra Dourada.
Ademais, o tigre também segue em preparação e formação de elenco para a disputa do Goianão – do qual não é campeão desde 2005 – e da série B do ano que vem. A equipe visa objetivos maiores e está confiante para este novo ciclo que se inicia.
Quem sobe e quem cai?
Com os campeonatos já finalizados, confira, portanto, os rebaixados e promovidos para o ano que vem em cada um deles.
Série A: Juventude, Atlético-GO, Ceará e Avaí caíram e o Palmeiras sagrou-se novamente campeão do torneio.
Série B: Cruzeiro (campeão), Bahia, Vasco e Grêmio conquistaram o acesso. Entretanto, Náutico, CSA, Brusque e Operário vão para a série C ano que vem. Então, quem ocupa as quatro vagas restantes da segundona são Vitória, Botafogo SP, o Mirassol e o ABC.
Imagem em destaque: Vila Nova/Twitter.
Esse texto foi produzido pela equipe do Arquibancada, de autoria de Júlia Laiany e revisão de Tayná Freitas.