- Diásporas - 2 de setembro de 2022
- Centenário de Darcy Ribeiro é celebrado com nova edição de O Povo Brasileiro - 12 de agosto de 2022
- 7 de setembro: o bicentenário de um ideário em construção - 30 de julho de 2022
A obra do sociólogo buscou explicar a formação identitária do Brasil
“Por que o Brasil ainda não deu certo?”, esta pergunta permeia o estudo de Darcy Ribeiro para uma das obras mais importantes da Sociologia nacional, O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Partindo deste questionamento o sociólogo e antropólogo busca elaborar um tratado da identidade de nossa nação, a partir de uma linguagem acessível que dialoga com a academia e com leigos, sem perder a qualidade ou profundidade no conteúdo abordado.
Começando por nossas matrizes étnicas, Darcy perpassa por diversos temas como o processo civilizatório (exploração, escravidão, mestiçagem) e a origem de um povo que culmina no Brasil de hoje. O Povo Brasileiro é uma das análises mais completas de um tema que já foi abordado outras vezes por autores como Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Freyre discorre sobre o assunto no clássico Casa-Grande e Senzala, no entanto, existem críticas pontuais ao discurso de miscigenação do escritor, principalmente ao que se refere à relação entre senhores e escravos, suavizando a escravidão no país.
Sérgio Buarque de Holanda e o seu livro Raízes do Brasil são contemporâneos, entretanto o historiador perscruta um caminho diverso com foco no colonialismo e escravidão atrelados à parca economia e uma elite exploradora. Ambas as obras, tanto a de Holanda quanto a de Freyre são da década de 1930, enquanto a de Darcy Ribeiro foi publicada pela primeira vez em 1995. O antropólogo resgata esses temas e os aprofunda, em uma atualização sistemática e necessária.
A partir do que ele chama de “gestação étnica”, o texto também lança luz na nossa formação política, apagamento cultural dos povos originários e africanos escravizados e traça o processo sociocultural que apresenta a raiz de diversos problemas que estão intrínsecos à sociedade brasileira, como a divisão de classes e concentração de poder que culminam em uma reflexão muito atual e necessária a respeito do Brasil que temos. Isso ocorre quando o estudo aponta as heranças de nossa estrutura de poder que segue sendo patriarcal, racista e excludente de determinados grupos minoritários.
Compreender nossa origem desperta um olhar especial às ameaças que os indígenas têm sofrido dentro de seus territórios, principalmente nas terras invadidas por garimpeiros ou grileiros. Essa compreensão abrange também a estruturalização do racismo e as violências cotidianas ora verbalizadas, ora materializadas na força policial que, segundo pesquisa, têm como alvo, em 63% das abordagens, às pessoas negras.
Com a proximidade do centenário de Darcy Ribeiro, o escritor completaria 100 anos no dia 26 de outubro, a Global Editora lançou uma edição especial de O Povo Brasileiro em comemoração à data. A qualidade material do livro é digna da riqueza do conteúdo, com uma diagramação confortável e belo caderno iconográfico com fotos do autor. Um presente à memória de Darcy Ribeiro que todos nós leitores e pesquisadores saímos ganhando.
Título: O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil
Autor: Darcy Ribeiro
Editora: Global
Preço: 89,00