- Transtorno Bipolar é a segunda causa de suicídios no país - 11 de agosto de 2023
- Indústria Têxtil Brasileira: entenda os panoramas do setor que cresceu mais de 20% nos últimos anos - 7 de julho de 2023
- ‘Pride to Be’: Converse lança coleção que celebra a diversidade no mês do orgulho - 16 de junho de 2023
Conheça a iniciativa feminina que reúne mais de 100 brechós a fim de propagar sustentabilidade e cultura
Localizado no setor Central, a reunião de brechós conta com diversos expositores dos mais variados estilos, desde o vintage ao streetwear. As edições do Encontro de Brechós ocorrem em domingos mensais, e além das barraquinhas, o evento conta com a participação de rodas de samba e praça de alimentação repleta de gostosuras.
A próxima edição ocorrerá no dia 11 de setembro, das 11 às 18 horas (horário de Brasília), no mesmo local de sempre: Rua 15 – Setor Central (próximo ao Sesc Centro) reunindo empreendedores da moda sustentável local e possibilitando garimpos de preços acessíveis.
“É muito bom poder fazer seus próprios garimpos, avaliar a qualidade da peça com os próprios olhos e ter a experiência no geral em si!”, comenta a estudante de jornalismo e fashionista, Ana Clara Lisboa, sobre feiras de brechós.
” O que me atrai nos brechós sempre foi meu gosto pela moda, pela possibilidade de adquirir conhecimentos sobre o passado e o upcycling, podendo transformar peças em outros produtos.”, diz o estudante de designer, João Wilson, sobre a moda cíclica.
A importância da Moda Sustentável
De acordo com Lívia Nunes, inquestionavelmente, a contemporaneidade vive sua maior onda de consumo e produção, sendo instigada ora pela mídia, ora por sistemas econômicos. Assim, a produção de vestuários atualmente situa-se na concepção “Fast- Fashion”, o qual sustenta-se na brevidade de tendências e na diminuição da qualidade dos produtos, ou seja, tornando-os susceptíveis ao descarte.
“As tendências efêmeras, consumo e descarte à curto prazo, fazem parte de um grande e prejudicial sistema produtivo chamado Fast Fashion. Para que haja uma diminuição desse consumo desenfreado e descarte rápido é preciso criar ferramentas de conscientização tanto por meio digitais quanto físicos (oficinas, workshops) bem como também rever nossos próprios hábitos de consumo.” , discorre a empreendedora e professora de moda da Universidade Estadual de Goiás, Lívia Nunes.
Desse modo, a conscientização vincula-se, principalmente, na promoção de brechós, desapegos e bazares. Posto isso, o Encontro de Brechós viabiliza a reflexão da ordem cíclica da moda, bem como instiga o empreendedorismo voltado à área, visto que concede espaços aos brechozeiros.
“O encontro jogou um holofote sobre nós, e gerou curiosidade até nos preconceituosos. Muitas dessas pessoas receosas em comprar roupas de segunda mão, mudam de ideia durante o evento depois de testemunharem a energia dele, verem os nossos cuidados com as peças, os valores e claro… Acharem pelo menos uma peça irresistível e levarem ela pra casa.”, afirma a empreendedora e expositora do encontro, Laura Trindade, proprietária do Brechó Penumbra, o qual atua no mercado digital desde 2020 e agora também em feiras.
A importância ecológica e o lifestyle desenvolvido a partir dos garimpos difunde a visibilidade de empreendedores do ramo, bem como a oportunidade de adquirir produtos únicos. E esse serviço social é encontrado no Encontro de Brechós, como também em brechós virtuais, por exemplo: o Penumbra,Mãe de Planta, Brechó 505, Xangô – sendo este uma marca de upcycling produzindo peças a partir de retalhos, e outros.
[…] com a organização, cerca de 300 quilos de peças são recuperados em cada edição do evento, fortalecendo o que chamam de Moda Circular e Sustentável. Além disso, 95% das lojas presentes são lideradas por […]
Que matéria linda! Já irei me programar para ir no próximo encontro!