Tempo de leitura: 3 min
Ana Júlia Cruz Costa
Arte digital do evento, com informações da programação e horário do evento.
Arte digital com a programação do evento (Foto: Instagram Feira das Minas)

O Centro Cultural Martim Cererê, localizado no Setor Sul da capital goiana, recebeu neste domingo (21/08) o Dia da Moda, evento promovido pela organização Feira das Minas. A programação do evento teve como foco a venda de vestuários criados por marcas locais, mas também ficou marcada por músicas, apresentações de dança e um desfile com peças das estilistas participantes.

Salão com dançarinas no meio se apresentando e o público no entorno do espaço prestigiando-as.
Apresentação de dança do Projeto Influxo durante o Dia da Moda (Foto: Ana Júlia Cruz Costa)

Normalmente, a Feira das Minas acontece com edições temáticas e o Dia da Moda ocorreu pela primeira vez neste ano como forma de trazer o foco das vendas para itens de vestuário. Para a sua realização, as estilistas precisaram preencher um formulário de inscrição no site das realizadoras do evento.

A Feira das Minas é uma organização que tem como missão apoiar mulheres em seus empreendimentos, seja com monitorias voltadas para as partes de gestão de negócios e do marketing digital, seja com os cursos gratuitos oferecidos em parceria com o Sebrae. Para Catarina Fernandes, estudante de moda e uma das representantes da Myzo Store, participar das edições da Feira das Minas representa um contato com suas clientes para além do meio digital e um feedback mais completo e sincero sobre suas peças.

“A decisão de criar uma feira que estimula o comércio independente feminino é um gesto muito significativo para a nossa comunidade”, declarou Iasmin Feitosa, frequentadora da Feira há mais de 6 meses. De acordo com Iasmin, a Feira das Minas também revelou a necessidade das mulheres goianas de terem uma rede de apoio diversa. Para a participante, hoje a organização contribui para a manutenção dos valores feministas não somente das criadoras, como também do público que alcança.

Sobre a Feira

Em entrevista com uma das idealizadoras do projeto, Pauline Arroyo, o Lab Notícias conheceu um pouco mais da história da Feira das Minas. A organização surgiu em 2018, inicialmente apenas como um coletivo de brechós. Hoje, a instituição oferece estudos para qualquer mulher que deseja empreender ou que já possui seu próprio negócio e precisa de orientações para se guiar melhor no ramo das vendas.

Segundo a gestora das ações de empreendedorismo feminino do Sebrae, Vera Lúcia Elias de Oliveira, a Feira das Minas foi uma iniciativa que se encaixou perfeitamente com um programa já em andamento chamado Sebrae DELAS. A parceria, firmada há cerca de dois meses, tem como objetivo estruturar e preparar ainda mais as mulheres participantes da Feira para o mundo dos negócios, fortalecendo o empreendedorismo feminino local e, consequentemente, o nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *