- Social Media: atuação dos profissionais face ao discurso de ódio nas redes - 11 de agosto de 2023
- Relatório Insper aponta aumento das disparidades raciais na educação básica nacional - 7 de julho de 2023
- Mulheres empreendedoras: Ministério Público discute ações de equidade de gênero - 16 de junho de 2023
A 15ª edição do Circuito Goiano de Quadrilhas juninas iniciará nos dias 9 a 11 de junho, em Senador Canedo (GO), que sedia a primeira de três etapas. Sendo assim, o evento, organizado pela Federação de Quadrilhas Juninas de Goiás (FequajuGo), com apoio das prefeituras e secretarias locais, decidirá a quadrilha campeã. O grupo vencedor irá representar Goiás no Nacional de Quadrilhas juninas, no Estado do Pará, no dia 8 de julho.
Após a etapa em Senador Canedo, a segunda e terceira etapas do Circuito de 2023 irão acontecer respectivamente em Nerópolis e Goiânia, de 16 a 18 e 23 a 25 de junho. Os preparativos para esta edição iniciaram em novembro de 2022, que retorna após uma festividade moderada no ano passado, após a pandemia de covid-19. O Grande Arraial de Goiânia é tradição desde 2002 e, além do Circuito, conta com as famosas barraquinhas para as famílias.
Desse modo, o evento contará ao todo com a apresentação de 15 grupos, formados tanto por profissionais, como por crianças e adolescentes de periferias. Dessa maneira, os participantes passam por um treinamento de quatro horas diárias aos sábados e domingos.
O presidente da FequajuGo, Thiago Henrique, afirma que a expectativa é de que cerca de 4 a 5 mil pessoas comparecerão ao evento, por noite. Além disso, o presidente relembra a importância da Federação para as atividades culturais goianas:
“A Federação tem como principal função representar os interesses de seus associados perante o poder público e privado, ser a voz ativa das Quadrilhas juninas e dos seus brincantes ‘Quadrilheiros’. Ela também é responsável pela organização de eventos como o circuito de Quadrilhas juninas, concurso de Rainha Junina e Rainha da Diversidade, Esquenta São João e Melhores do Ano”.
Processo
As quadrilhas que participam do Circuito Goiano precisam estar filiadas à Federação das Quadrilhas juninas, e pagar a taxa de filiação anual de R$ 1.000. Atualmente, a Federação conta com 15 grupos filiados e aptos para participarem do Concurso.
Portanto, os grupos dançam em todas as etapas, somando-se as notas para eleger o grupo campeão que será o representante goiano.
Quadrilhas
Durante as festas juninas, é comum haverem grupos organizados que dançam coreografias típicas, com trajes caipiras coloridos – as quadrilhas. Dessa forma, as quadrilhas costumam competir entre si em concurso, que levam em conta sua criatividade, figurino e sincronia dos passos.
Logo, por ser uma dança de teor caipira, sua linguagem é próxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos. Em toda quadrilha tradicional, existem os dois personagens importantes: o noivo e a noiva. Isso porque a tradição tem como objetivo homenagear o santo casamenteiro, Santo Antônio.
Programação Circuito 2023:
Senador Canedo (1ª etapa)
- 9 de junho: Filhos do Sertão; Arriba Saia; Tradição e Ritmo; Balancê do Cerrado.
- 10 de junho: Luar do Sertão; Flor do Cerrado; Mandacaru; Uai São João; Thradição; Renascer.
- 11 de junho: Arrasta Pé; Aconchego; Explosão do Cerrado; Paixão Goiana; Grupo Viva.
Nerópolis (2ª etapa)
- 16 de junho: Arrasta Pé; Aconchego; Balancê do Cerrado; Paixão Goiana.
- 17 de junho: Flor do Cerrado; Uai São João; Luar do Sertão; Filhos do Sertão; Renascer; Mandacaru.
- 18 de junho: Thradição; Grupo Viva; Tradição e Ritmo; Explosão do Cerrado; Arriba Saia.
Goiânia (3ª etapa)
- 23 de junho: Arrasta Pé; Filhos do Sertão; Arriba Saia; Paixão Goiana.
- 24 de junho: Uai São João; Thradição; Grupo Viva; Mandacaru; Explosão do Cerrado; Renascer.
- 25 de junho: Balancê do Cerrado; Flor do Cerrado; Tradição e Ritmo; Aconchego; Luar do Sertão.
Também é possível conferir a programação através do Instagram do presidente da FequajuGo.