Enem 2023: prazo para realizar inscrições termina nesta sexta-feira; confira detalhes

As provas serão realizadas em 5 e 12 de novembro. A expectativa é que o número de inscritos cresça significativamente em relação ao ano passado
Tempo de leitura: 5 min

A edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já tem calendário completo definido. A saber, as provas estão marcadas para acontecer em novembro e a expectativa é de crescimento do número de participantes este ano. Assim, vale ressaltar que o prazo final para as inscrições acaba nesta sexta-feira (16). A partir disso, confira os detalhes completos e tudo que você precisa fazer para não ficar de fora e perder a chance de ingressar em um curso superior.

Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o Enem foi pensado inicialmente como uma maneira de avaliação do nível do ensino médio no país. Contudo, ao longo dos anos, o exame teve sua importância ampliada e se transformou na maior e mais democrática forma de ingresso em instituições de ensino superior no Brasil a partir de 2004.

Portanto, isso foi possível somente após a criação do Programa Universidade para Todos (ProUni) e com o Sistema de Seleção Unificada (SISU), no início de 2010, além do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Logo, a realização da prova com a obtenção de bons resultados pode garantir uma série de outros benefícios internacionalmente – em programas de intercâmbio – e nacionalmente.

Desse modo, estar matriculado em uma instituição de ensino ou estar em uma determinada faixa etária não são requisitos para a realização do Enem. Os interessados devem realizar a inscrição por meio da Página do Participante, no site do Inep, até às 23:59 desta sexta-feira (16).

Vale destacar que, também é necessária a realização da inscrição para os estudantes que solicitaram a isenção. Entretanto, para os demais candidatos será cobrado uma taxa de R$ 85,00, que deverá ser paga até 21 de junho. Assim, a vaga será validada somente após a confirmação do pagamento.

Calendário Enem 2023

Segue a tabela, criada pelo ChatGPT*, com o calendário na íntegra do Enem 2023 para você não se perder nas datas:

EventoData
Prazo para inscrições5 a 16 de junho
Prazo para pagamento da taxa de inscrição5 a 21 de junho
Prazo para solicitar atendimento especializado e pelo nome social5 a 16 de junho
Resultado do pedido de tratamento especializado e pelo nome social26 de junho
Prazo para recurso do pedido de tratamento especializado e pelo nome social26 a 30 de junho
Resultado do recurso dos pedidos de tratamento especializado e pelo nome social5 de julho
Aplicação do exame5 e 12 de novembro
Divulgação do gabarito24 de novembro
Divulgação dos resultados16 de janeiro de 2024
*O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI. Essa plataforma gera, através de inteligência artificial e com base em instruções previamente fornecidas, respostas coerentes e relevantes para perguntas e comandos em linguagem natural, que descreva e atenda aos resultados da pergunta. Além disso, ele pode ser utilizado em uma variedade de aplicações, como para criar tabelas neste caso.

O que esperar do exame este ano?

Jovem estuda em sala de aula. Imagem meramente ilustrativa criada pela plataforma Dall-E**

Em conversa com o LabNotícias, a professora Thays Lorraine, pós-graduada em redação e oratória, falou um pouco sobre as expectativas para a realização do exame este ano. Portanto, ela, que leciona e prepara jovens e adolescentes para linguagens e redação em um colégio militar em Goiânia, projetou um aumento gradual dos participantes em 2023.

A saber, após a pandemia, a quantidade de candidatos inscritos para a prova diminui significativamente. Assim, de acordo com o Inep, em 2021 foram realizadas 3.109.762 inscrições, o menor número de confirmados desde 2007 – 3.568.592. Já no ano passado, esse número subiu em cerca de 11%, totalizando 3.396.597 participantes, mas ainda preocupa pela baixa adesão.

Eu acredito que, comparado com o ano passado e 2021, vai ser um pouco melhor e vamos ter uma taxa mais alta de inscrições, porém acredito que ainda assim não vamos conseguir alcançar a estimativa de 2019 e dos anos anteriores a pandemia, que foram anos que tivemos mais candidatos. Então, percebo que é uma melhora gradual.

Analisou Thays.

Ademais, a professora destacou o papel fundamental das instituições de ensino em relação ao incentivo e promoção do Exame Nacional no ambiente escolar. Por fim, ela relatou algumas medidas adotadas pelo colégio nesse período de preparação dos estudantes diariamente.

Eu percebo que o meninos estão bem engajados e interessados. Até porque, os professores e a escola têm realizado muitos incentivos. Fizemos a feira das profissões, estamos fazendo ao longo do ano aulões sobre como é feita a inscrição, não só no Enem, mas no SISU, ProUni e FIES. Temos tentado explicar para os alunos a importância desses programas e como eles podem ser usados logo após a realização do Enem, além dos benefícios da realização da prova. Então, acredito que isso tem incentivado os meninos a entrar no ensino superior por meio do exame.

Completou a professora.

**O Dall-E é uma plataforma IA da Microsoft Bing, responsável por criar imagens a partir de inteligência artificial. O Criador de imagens é um produto utilizado para ajudar os usuários a gerar imagens de IA. Assim, mediante um prompt de texto, a IA gerará um conjunto de imagens correspondentes a esse prompt. Você pode saber mais através do link Dall-E IA Microsoft Bing.

Foto em destaque: Júlia Ribeiro/arquivo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *