FICA 2023 inova ao lançar plataforma de streaming dedicada ao festival

Festival faz uso da arte e do cinema como ferramentas importantes para despertar consciência e estimular a ação em relação à proteção e preservação do meio ambiente
Tempo de leitura: 3 min

Página principal da plataforma de streaming. Imagem: FicaTV.

Pela primeira vez na história do Festival Internacional Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), foi disponibilizada uma plataforma de streaming voltada exclusivamente aos filmes da mostra competitiva. Além da disponibilização das obras cinematográficas, o aplicativo também possibilita que os usuários votem nos seus filmes favoritos que concorrem às diferentes categorias do festival. O acesso à plataforma é gratuito através do site ficatv.com.br, e o aplicativo está disponível para download nas lojas da Apple Store e Google Play. 

Para acessar os filmes, basta fazer um cadastro. Estão disponíveis obras premiadas em edições anteriores do Festival, além daquelas que concorrem neste ano, em sua 24ª edição. São mais de 50 filmes, e a votação referente às metragens que concorrem ao prêmio do Júri Popular deste ano estará disponível até às 23h59 do dia 17 de junho. Essa é uma iniciativa inédita do Fica, que busca democratizar o acesso e expandir seu alcance para além da cidade de Goiás, onde está sendo sediado.

“Nosso objetivo é democratizar ao máximo o acesso do público aos filmes do Fica. Essa é uma forma de contemplar todos que não puderam vir presencialmente a cidade de Goiás e ainda disseminar o cinema ambiental para todo o mundo”, explica a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes. 

24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

Atualmente em sua 24ª edição, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) é um evento dedicado à exibição e promoção de filmes e vídeos relacionados ao meio ambiente. Programado para acontecer do dia 13 a 18 de junho na cidade de Goiás, o Fica tem como objetivo incentivar a conscientização sobre questões ambientais, além de promover a discussão e reflexão sobre a relação entre o ser humano e o meio ambiente por meio da linguagem cinematográfica.

Sendo um festival aberto a participantes de todo o mundo, há uma ampla gama de produções audiovisuais, incluindo documentários, curtas-metragens, animações e vídeos experimentais; desde que abordem temáticas relacionadas ao meio ambiente, conservação da natureza, sustentabilidade, mudanças climáticas, biodiversidade e outros assuntos afins.

Categorias disponíveis. Imagem: FicaTV.

Além das exibições de filmes, o festival também costuma oferecer atividades paralelas, como debates, palestras, oficinas e exposições, com o intuito de enriquecer o diálogo e proporcionar um espaço de intercâmbio entre cineastas, especialistas em meio ambiente e o público em geral.  

Assim, o Fica atua como um importante evento que utiliza a arte e o cinema como ferramentas para despertar consciência e estimular a ação em relação à proteção e preservação da fauna e flora. Neste ano, a temática do evento é “Cerrado e Amazônia: Dois Territórios, Um só Futuro”.

*Na produção desta matéria, foram utilizadas as ferramentas do ChatGPT, que através de um prompt elaborado com esse propósito, reuniu as principais informações sobre o que seria o FICA por meio de informações contidas em seu banco de dados acerca das edições passadas do festival. Para maior veracidade dos fatos e considerando que o ChatGPT ainda está numa versão beta (em testes), todas as informações foram previamente checadas para publicação.

One thought on “FICA 2023 inova ao lançar plataforma de streaming dedicada ao festival”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *