Tempo de leitura: 2 min

Durante o mês de abril de 2023, as pesquisas sobre o termo “Umbanda” tiveram um número recorde de incidências nas plataformas de buscas online, sendo o Rio de Janeiro o local com mais intensidade na procura. As buscas aumentaram quase trinta pontos na escala do google em relação ao ano passado, com destaque para a pergunta “Qual a entidade mais forte?” que foi a mais buscada, de acordo com o G1.

A Umbanda é uma das principais manifestações religiosas do Brasil e possuí diversas formas de expressão na contemporaneidade. Ela engloba desde influências das religiões de matriz africana, conhecimentos dos povos nativos, doutrinas kardecistas e católicas, até perspectivas orientais da espiritualidade. Como se pode conferir neste artigo de Bruno Faria Rohd, acadêmico da UFBA na faculdade de educação.

Não há indício de que nenhum evento específico seja o responsável por alavancar as buscas, pois o fênomeno foi notado em outros estados além do carioca. São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Piauí também registraram aumentos robustos na busca pelo termo, veja com mais detalhes neste link.

Mas… O que se quer saber da Umbanda?

Apesar desse interesse crescente, as perguntas mais digitadas ainda demonstram um desconhecimento geral de quem faz as buscas, são dúvidas muito elementares sobre os costumes e crenças da religião. Veja alguns exemplos:

Qual é a entidade mais forte da umbanda? +950%
Quem é da umbanda acredita em Deus? +700%
O que umbanda acredita? +600%
O que é tomar passe na Umbanda? +430%

Fonte: G1

Dentre as pesquisas relacionadas, os principais assuntos são: Ogum, umbanda significado e terreiro. Isso acontece por conta do Sincretismo religioso do Orixá da guerra (Ogum) com o santo guerreiro São Jorge que tem seu dia comemorado no dia 23 de Abril, o que aumentou consideravelmente as buscas pelo termo, como se pode ver nesta pesquisa do Google Trends.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *