Tempo de leitura: 5 min

ícone de lista, bullet points ATIVIDADE

O que você precisa fazer até as 23h59min de 9 de abril de 2024:

  • 1 post com imagens para o Instagram e 1 post com imagens para o X do Lab Notícias;
    OU
  • 1 vídeo para o Instagram OU 1 vídeo para o YouTube do Lab Notícias.

ícone de link REDES SOCIAIS DO LN

Instagram | @lab.noticias
X (Twitter) | @lab_ln
YouTube | @labnoticias
E-mail | labnoticiasln@gmail.com

ícone de edição MODELOS DE IMAGENS PARA REDES

Depois de clicar em um deles, no canto superior esquerdo, vá em Arquivo > Fazer uma cópia para editar livremente.

Para mais instruções e dicas, consulte o Manual de Redação do Lab Notícias.

ícone de dicas certo errado check checkmarks x xis DICAS DE PUBLICAÇÃO

Veja que o vídeo acima tem uma estética, linguagem, apresentação e estrutura que lembram bastante um programa de TV e por isso são muito adequadas para a Televisão, mas não para o YouTube.

Alguns pontos que poderiam melhorar:

Não há legendas embutidas;
As imagens dividindo espaço com o apresentador não fazem muito sentido na tela pequena do celular;
Telas são apenas reprodução de texto do site, produzindo alta dependência do endereço web para dizer algo substancial;
Faixa com texto na base da tela estimula distração e carrega bastante o vídeo;
Quando o apresentador lê um trecho de texto, ao invés de o texto ser exibido na tela, vemos apenas um print do site, dependendo inteiramente do áudio do vídeo.

Um bom exemplo é esse vídeo da BBC:

Nessa peça, temos:

O vídeo tem um conteúdo que se encerra em si mesmo, sem apontar a necessidade de consultar materiais ou plataformas externos, como uma matéria escrita ou um site.
Apesar das legendas não estarem embutidas, elas foram carregadas como opcionais no YouTube.
As imagens ilustrativas se alternam com animações, áudios com texto e o próprio apresentador falando.
Utiliza-se, tanto no roteiro quanto nos vídeos de terceiros, uma linguagem leve que ajuda a demonstrar o problema/assunto em questão de maneira muito clara e didática.
No lugar de ler um prompt de texto ou a tela do celular, o apresentador conversa com o espectador, de modo que temos a impressão (bem real) de que ele estudou o que ia dizer antes de gravar.
As fontes (documentais, entrevistadas em vídeo, áudio ou por mensagem) aparecem e são identificadas no vídeo, ao invés de apenas referenciadas.

Mais bons e maus exemplos, dicas, referências e materiais de consulta AQUI e também no Manual de Redação do Lab Notícias.

ícone de pilha de livros REFERÊNCIAS

Manual de Redação do Lab Notícias (SOLAREVISKY, 2023)

Cinco ideias para uma estratégia de audiência (SOARES, 2023)

A produção da informação jornalística no Tiktok: um estudo sobre o perfil do Estadão (BRANCO, 2023)

Primeiro voto: cobertura jornalística das eleições de 2020 para adolescentes no Instagram (SANTOS, 2021)

Uso do Instagram Stories como ferramenta jornalística: Uma análise da Rádio CBN e do jornal Estadão (WITT; FARIAS, 2022)

Inovação na produção audiovisual jornalística midiatizada: O Drops do Estadão como jornal interativo efêmero para o stories do Instagram (FIORINI; CARVALHO, 2021)

Jornalismo em Vídeo para a Web: O modelo da agência Senado (AMARAL; MEIRA, 2017)

O vídeo nas redes sociais: uma nova forma de distribuição de conteúdo para o jornalismo alternativo (CAMARGO; SPINELLI, 2016)

O jornalismo é tautológico! Pois é um fazer que contém em si todos os significados (SALAVERRÍA, 2019)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *