Tempo de leitura: 4 min
ALICE VALADARES LOURENCO

A Xbox Originals é um projeto independente feito por fãs da marca Xbox que buscam contribuir para a comunidade suprindo uma carência de atenção que a empresa tem com o seu público brasileiro. Conheça tudo sobre esse projeto cheio de paixão em entrevista exclusiva com seu co-fundador, Alex.

Banner da Xbox Originals | Foto de acervo pessoal de Alex

Alice: A própria marca Xbox já tem seus meios de divulgação de informação. O que exatamente separa o projeto de vocês deles, além de não serem um veículo oficial?

Alex: “A Originals nasceu por causa de uma falta de atenção da marca aqui no Brasil e nós como fãs decidimos que seria legal tentar contribuir e entregar notícias mais rapidamente para outros fãs. Então acho que o que separa a gente dos meios oficiais da marca é que a gente é fã e temos contato direto com outros fãs, e compartilhamos notícias que a marca não cobre, como rumores e especulações. A gente faz um marketing, basicamente.”

Alice: O grupo possui também canais em plataformas como Youtube e Twitch. Vocês produzem algum conteúdo autoral que vai além da cobertura nas redes sociais?

Alex: “Ainda não utilizamos esses canais, mas temos planos. Estamos muito ocupados com nossas vida pessoais então não pudemos investir na produção de conteúdo para a Twitch e o Youtube, mas temos planos. Por enquanto focamos na cobertura pelo Twitter e Facebook, que recentemente ingressamos também. O que será publicado ainda está sendo decidido, mas eu garanto que terão gameplays e possivelmente até reviews de jogos, porque nós também gostamos de jogar e sentimos que podemos contribuir nisso também”

Alice: Atualmente quantas pessoas trabalham na página? Pretendem expandir a equipe eventualmente?

Alex: “Quando começamos éramos apenas 5 pessoas e agora somos 8 integrantes. […] Se precisarmos, se decidirmos que vamos fazer algo novo que precise de mais gente, podemos considerar a possibilidade de chamar mais pessoas. Como não pagamos salário e é um trabalho que requer bastante tempo livre, é sempre difícil achar gente disponível, mas podemos pensar no futuro em aumentar a equipe sim, da mesma forma que aumentamos recentemente para 8.”

Alice: Existe a intenção de usar o projeto como fonte de renda no futuro, ou o intuito é nunca monetizar?

Alex: “Não começamos pensando nisso, tanto é que nunca fizemos nenhum tipo de patrocínio mesmo tendo engajamento para isso. Mas conforme a página vai crescendo e vamos decidindo criar mais conteúdo em plataformas como Youtube e Twitch seria legal conseguirmos tirar renda nisso nem que seja para investir em equipamentos como microfone e câmera que nem todos os integrantes do projeto tem. É algo que a gente vai decidir ainda, mas não pensamos por completo.”

Alice: O projeto nasceu no final de 2021 e já possui dezenas de milhares de seguidores apenas no Twitter, é um crescimento consideravelmente rápido. Como é o engajamento atualmente? Você sente que o grupo tem o potencial de crescer muito mais?

Alex: “O engajamento da página é ótimo. Ficamos surpresos em como a comunidade abraçou rápido a ideia, e é o que motiva a gente a querer crescer e expandir mais para outras mídias porque a gente gosta muito da página, sabemos que muita gente gosta da página e estamos muito felizes com o resultado depois de um ano com tanto crescimento.”

Alice: Para encerrar a entrevista, que tipo de marca vocês querem deixar na comunidade Xbox?

Alex: “A gente quer deixar uma marca de inspiração. Acho que todo criador de conteúdo quer deixar algo assim. Eu penso que se mais pessoas olhassem pra Originals e falassem ‘caramba quero fazer algo assim, quero criar uma página de notícias, ou criar uma página no Youtube ou Twitch‘, seria bem legal, ficaríamos muito feliz e motivaria mais ainda o nosso trabalho e é o que a gente quer. A gente quer inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo que a gente.”

Você pode acompanhar a Xbox Originals pelo Twitter em @XBOriginals e o próprio Alex em @alexzitoooo. Você também pode acessar o projeto em outras plataformas através do link: https://xboriginals.github.io/links/ .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *