- Como a ausência de dados sobre o sistema penitenciário afeta a segurança pública no Brasil? - 7 de maio de 2024
- Como a IA tem contribuído para a produção de conteúdos que sexualizam mulheres e crianças? - 12 de março de 2024
- CRÔNICA | Conclusões de fim de semestre - 14 de junho de 2023
Foto em destaque: Site Oficial CBF
O Campeonato Brasileiro está de volta com algumas mudanças no regulamento. A CBF adotou como padrão as regras da Copa do Mundo do Catar e elas já estão valendo no Brasileirão. Dentre as mudanças, todas as paradas durante o jogo serão acrescentadas nos minutos finais, inclusive a “pausa” para comemorar os gols.
As novidades do campeonato incluem alterações nas linhas de impedimento, disciplina em revisão do VAR, aplicação de cartões na área técnica, VAR no telão, rodízio no aquecimento e nova forma de contar os acréscimos.
As regras atuais da CBF instruem que os árbitros não tolerem reclamações, o que resultou em 21 cartões para jogadores e membros de comissões técnicas só na primeira rodada do Brasileirão 2023, sendo 19 amarelos e dois vermelhos.
Entre os torcedores, as novas medidas dividiram opiniões:
Preparação
Fluminense, Grêmio e Palmeiras são o destaque do ano com elenco de alto nível, entregando jogos e lances que dão gosto de assistir. Por outro lado, o Flamengo, que conquistou vários títulos nos últimos anos, está lutando para se manter firme. Com novo treinador, o time tenta se concentrar e reorganizar para disputar o campeonato.
Elenco 2023
Atletas que retornaram ao futebol brasileiro como Marcelo (Fluminense) e Gerson (Flamengo), movimentaram não apenas o mercado da bola, mas as esperanças dos torcedores quanto a grandes atuações no campeonato. O atacante uruguaio Luis Suárez (Grêmio) também foi uma surpresa positiva.
Expectativas
O Brasileirão 2023 promete ser muito disputado: segundo a CBF, dos 20 clubes que disputarão a Série A, 15 já conquistaram o título em torneios anteriores. De volta à elite do futebol, Cruzeiro e Vasco devem movimentar o campeonato.
Bruno Henrique
Voltando de lesão multiligamentar, o atacante do Flamengo também é alvo de expectativas para o campeonato e pode contribuir para que o time conquiste títulos neste ano. Em 2023, o rubro-negro não levantou a taça em nenhuma das disputas de que participou.