- Entre a repressão e o cuidado: Estreia do documentário Artigo 28 - 24 de outubro de 2024
- Próxima edição do Baile Black já tem data confirmada - 4 de julho de 2024
- Motoristas do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia lutam para conseguir reajuste salarial - 16 de junho de 2023
Existe a possibilidade de uma interrupção dos serviços de transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia nas próximas semanas. Por conta da falta de acordo entre os motoristas e os proprietários das empresas, especialmente em relação ao reajuste salarial, os trabalhadores afirmam que as negociações com os empresários, representados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Goiânia e Região Metropolitana (SET), não têm avançado conforme o esperado.
Hoje, no Ministério Público do Trabalho ocorreu uma audiência de mediação para decidir o futuro da categoria. Infrutífera, a audiência não alcançou o objetivo esperado, uma vez que as empresas não melhoraram as propostas em relação ao pagamento do reajuste.
O Ministério Público fez uma proposta de mediação sugestiva de 11% de reajuste linear, no entanto, uma nova data para a próxima audiência já foi confirmada para debater melhor o tema, no dia 26 de junho de 2023 às 9h da manhã no Ministério Publico do Trabalho.
Em relação a mobilização, é importante usar as mídias digitais, ir nos terminais, conversar com os companheiros, [usar] boletins e folhetos físicos do sindicato e da mesma forma [fazer o mesmo trabalho] com a população no geral para conseguir se comunicar com todos
Disse Nabson Santana Cunha, advogado, membro do concelho e um dos fundadores do SindColetivo.
Dependendo do que for decidido na audiência do próximo dia 23, a categoria pretende convocar uma assembleia para decidir os próximos passos da mobilização. Já que nenhuma data foi definida ainda além do dia 23, acompanhar a luta através de portais confiáveis será de suma importância para a população.
Alerta Geral – Sobre Greve
O próprio portal do sindicato alerta para a distribuição de panfletos apócrifos nos terminais, informando uma greve com data definida, o que não é verdade. O portal dará atualizações concretas acerca da luta política dos trabalhadores do transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia e você pode conferir essa e outras informações clicando aqui.
O audio que a reportagem recebeu das fontes para essa matéria foram transcritos por inteligência artificial.
[…] Motoristas do transporte coletivo na Região Metropolitana de Goiânia lutam para conseguir reajuste… […]