- A liberdade de um Pássaro - 21 de agosto de 2023
- Entendendo a Revolução com os Bichos - 28 de julho de 2023
- O GRITO DE DESESPERO: O desmatamento do Cerrado acontece em silêncio - 21 de junho de 2023
O Cerrado é um dos cinco grandes biomas do Brasil e atualmente o que mais vem sofrendo com a ação do homem. É só viajar pelo Centro-Oeste que é possível ver o mar de soja e milho que cerca as estradas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento no Cerrado aumentou 35% de janeiro a maio, em relação ao mesmo período do ano passado.
A fiscalização no Cerrado de janeiro a maio resultou em alta de 16% dos autos de infração, de 37% dos embargos, de 29% das apreensões e de 38% da destruição de equipamentos usados em crimes ambientais na comparação com a média para o mesmo período nos últimos quatro anos, segundo o Inpe. Mas essa fiscalização ainda é um desafio por conta da grande extensão que o Cerrado possui, além dos grandes incentivos que a pecuária recebe do mercado interno e externo.
Taxa Agro
A famosa “taxa agro” começou em 2022 com o Fundo Estadual de Infraestrutura e as leis que criaram essa cobrança e passaram pela Assembleia Legislativa em novembro de 2022. Depois desse processo e de ter chegado ao conhecimento público, a nova cobrança foi motivo de muitos protestos, fermentada principalmente pelos grandes pecuaristas do estado. O documento foi editado com uma nova regulamentação diante de todo o alvoroço, o valor da taxa foi alterado e pode variar de 0,5% a 1,65%.
Após essa aprovação o estado já arrecadou mais de 200 milhões de reais com essas cobranças, que começaram a valer já em 2023, pagamento é referente ao mês de janeiro e fevereiro. O que se espera da Secretaria Estadual de Economia é arrecadar aproximadamente R$1,2 bilhão de reais ao ano, com o valor do primeiro pagamento, arrecadar esse valor será uma tarefa mais fácil do que se imaginou.
A vaca mais cara do mundo é goiana
Uma vaca da raça Nelore é pela segunda vez consecutiva a vaca mais cara do mundo, a Viatina-19 teve um terço vendido por R$ 6,9 milhões em um leilão em Arandu, em São Paulo. A vaca tem somente 53 meses e nasceu em Nova Iguaçu de Goiás, na região norte do Estado.
Já com esse valor de mercado, a projeção para o preço final deste único animal é de mais de 20 milhões de reais, ela faz parte do plantel do Nelore Mara Móveis e possui aproximadamente 70% dos animais da família Viatina, uma das mais consagradas na seleção de raça nelore no Brasil.
Como funciona a venda de gado?
O Brasil tem muita influência, quando o assunto é venda de carne bovina no mundo. Existem muitos estudos e investimentos em tecnologia para aumentar a produtividade e a qualidade do produto. A compra e a venda desse gado normalmente não é na moeda brasileira,o que torna a pecuária vantajosa. Para criar o gado é necessário entender como funciona a venda dessa carne.
A forma mais usada durante as negociações é pelo peso da carcaça: após limpas são pesadas no fim do abate, esse peso é convertido em arroba, a quantidade de arroba que vai indicar o valor pago pelo bovino. Outra forma de negociação é quando o boi ainda está vivo, eles são pesados ainda na fazenda, sempre combinado entre o pecuarista e o frigorífico e sobre o peso vivo é calculado o peso da carcaça.