- SQUARE ENIX Divulga Relatório Financeiro E Marca Novo Direcionamento Para a Desenvolvedora - 11 de agosto de 2023
- Acesso à Internet no Brasil: o que falta para ser total? - 7 de julho de 2023
- FINAL FANTASY XVI: Demo prepara jogadores para grandiosa e emocionante jornada - 16 de junho de 2023
No começo do mês de agosto a desenvolvedora de jogos divulgou o seu relatório financeiro destacando as vendas de jogos em seu período de lançamento, como FINAL FANTASY XVI, rendas geradas pelo seu MMO e rendas geradas pelo mercado Mobile.

Na sexta-feira, dia 4 de agosto, a grande desenvolvedora japonesa de jogos Square Enix (responsavel por franquias como Final Fantasy, Kingdom Hearts, NieR, entre outros) divulgou o seu relatório financeiro: FY2024/Q1, referente ao primeiro quarto do ano fiscal de 2024. A título de contexto, é importante reforçar que é bem comum que as empresas realizem e divulguem esses relatórios periodicamente, porque é através dos dados nele presentes que os investidores e o público têm a certeza do desempenho da empresa. Você pode conferir o relatório completo por aqui.
Analisando os Dados Mais Importantes

A princípio, alguns números presentes no relatório geram confusão e polêmica. A empresa atesta um lucro operacional de 3,1 bilhões de ienes, porém caracteriza esse valor como -78,5% YoY (Year over Year: valor atual comparado ao valor do ano anterior). A princípio a porcentagem negativa dá a entender que esse valor representa um prejuízo, mas na real ele significa que o lucro operacional foi 78,5% mais baixos do que no ano anterior, onde esse valor costumava ser aproximadamente 14 bilhões de ienes.
Outros dados importantes de serem observados são os ganhos divididos por categorias de jogos:
-Ganhos em jogos HD: 28,9 bilhões de ienes (+16,9 bilhões YoY)
-Ganhos em Mobile: 22,3 bilhões de ienes (-5 bilhões YoY)
-Ganhos em MMO: 11 bilhões de ienes (-3.1 bilhões YoY)
O relatório também esclarece que o grande aumento nos ganhos so setor de jogos HD se dá devido ao lançamento de Final Fantasy XVI, que vendeu mais de 3 milhões de cópias apenas em sua primeira semana de lançamento, de acordo com as redes sociais da desenvolvedora.
Para Onde Está Indo o Dinheiro Arrecadado?
De acordo com a análise feita pelo grupo Final Fantasy Brasil: “Somando os 3 setores [de jogos] dá 62,3 bilhões de ienes, quase 9 bilhões a mais que a arrecadação do ano passado, mesmo com as quedas de 8 bilhões no setor MMO e Mobile.” Nesse momento fica o questionamento quanto ao motivo na queda do lucro apesar do aumento do valor arrecadado, a página então explica: “A resposta para isso a Square Enix colocou no próprio relatório: ela pegou parte do dinheiro que teria de lucro e investiu no pagamento do desenvolvimento dos jogos que ela está tocando.”
Dentro do relatório também está inclusa a atual previsão de lucros da empresa no fim do ano fiscal, em março de 2024. Esse valor é de aproximadamente 55 bilhões de ienes, considerando não só investimentos futuros em desenvolvimento, mas também o lançamento dos diversos titulos que estão sendo trabalhados nesse momento.
Apesar da desenvolvedora seguir com lucros e grandes numeros de vendas, uma queda tão grande no lucro comparado com o ano anterior sempre afeta não só a própria organização como também os acionistas que investem nela. E é nesse momento que vale resgatar que no relatório financeiro anterior da desenvolvedora, ela esclareceu a vontade de concentrar seus recursos em lançamentos de jogos AAA (com grande investimento) que tenham um forte apelo global. Vendo os efeitos gerados pelo lançamento de Final Fantasy XVI, não seria um exagero dizer que esse é um caminho para o aumento de lucros.