- A selvageria do ônibus - 2 de setembro de 2022
- The Time Traveler’s Wife – Paralelo Entre Filme e Série - 12 de agosto de 2022
- A falta de ar do luto - 30 de julho de 2022
O filme e a série The Time Traveler’s Wife são adaptações do livro de mesmo nome. Os dois contam a história de Clare Abshire e Henry DeTamble. As obras abordam a viagem no tempo de uma forma única, onde Henry tem uma falha genética e viaja no tempo sem qualquer controle ou roupas. O filme, de 2009, em português se chama Te Amarei Para sempre, já a tradução para o nome da série, original HBO Max, lançada em 2022, é A Mulher do Viajante no Tempo.
O filme tem uma duração de 1h48, onde é contada a história de Clare Abshire e Henry DeTamble. Nessa adaptação, Rachel McAdams e Eric Bana interpretam os personagens principais. O longa inicia com a cena do acidente de carro que mata a mãe de Henry e também é marcado pela primeira vez em que ele viaja no tempo. A partir deste ponto, a história começa a correr, assistir ao filme antes de ver a série dá a sensação de fluidez, porém, tendo visto a série antes, o telespectador tem o grande risco de sair do sofá com a sensação de que faltam pedaços do enredo. E de fato, é disso que se tratam os filmes com menos de 2h de duração.
Os 6 episódios da série têm em média 48 minutos de duração. Os atores Rose Leslie e Theo James interpretam Clare e Henry. Na série, conseguimos acompanhar melhor a evolução do casal desde que se conhecem na propriedade dos pais de Clare, quando ela ainda tinha apenas 6 anos e Henry 32. Conhecemos melhor a convivência dos personagens principais com suas respectivas famílias, o que carrega um contexto e explica as nuances das personalidades dos dois.
As duas adaptações trazem o questionamento mais importante da história: Eles estão juntos porque Henry viaja no tempo e conhece Clare ainda criança ou ele viaja para conhecer Clare porque estão juntos?
Na história, Clare conhece Henry ainda criança e ele a visita por mais 12 anos. Então a personagem cresce e amadurece apaixonada por Henry. Já Henry, só conhece Claire quando tem 28 anos, enquanto a garota está apaixonada por ele, o personagem não faz ideia de quem ela seja. Na série e no filme, a relação dos dois na infância/adolescência de Clare é lenta e de amizade. Já o relacionamento deles com a Clare de 20 anos, evolui rapidamente.
Henry sabe que nada que ele faça vai mudar o curso das coisas, tudo acontece à sua volta e ele é apenas um espectador. Então quando Clare aparece e diz ser sua futura esposa, ele aceita e deixa o curso da história seguir. Ambos enredos evidenciam que nenhum dos dois tem poder de escolha, tudo já está determinado, basta eles viver.
Creio que a grande diferença entre os dois é exatamente o tempo. Depois de ver a série, concluí que eu não consegui conhecer os personagens apenas pelo filme. Por exemplo, na série é mostrado que Clare é abusada sexualmente por um colega e essa informação nunca é mencionada no filme. Ou que Henry é filho de uma respeitada musicista e que após a morte da mesma, a relação dele com o pai se deteriora.
No entanto, o filme tem um ponto positivo que a série deixa a desejar: o desfecho. Apesar da boa audiência, o streaming HBO Max decidiu cancelar a série, sem a história ter chegado perto do fim. Então uma ótima adaptação com atores grandes atores, ficou desatada.
Ambas as adaptações acertaram nas escolhas de Clare e Henry. São casais com química e com atores de alto calibre. Creio que a série seja um complemento para o filme. Enquanto um nos entrega um enredo com inicio, meio e fim, o outro consegue apresentar melhor a personalidade dos personagens e ainda dar mais espaço para outros que são extremamente importantes para o desenvolvimento da história.