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Durante a pandemia o comércio sofreu alguns impactos econômicos, mais alguns setores alavancaram suas vendas online e outros tiveram que se reinventar usando suas habilidades para superar a crise.
A pandemia que começou no ano 2020, impactou o setor econômico afetando diretamente pequenas e grandes empresas, após quase dois anos os empresários foram reformulando suas estratégias de vendas e de marketing.
Comércio online
O comércio online foi uma excelente opção para os empreendedores que viram seus negócios afundarem por causa dos impactos da pandemia. A empresária formada em Artes- Cênicas, Úlli de Oliveira começou seu negócio na internet quando percebeu que as escolas de teatro não estavam contratando professores devido as inseguranças causadas pela covid19. Foi nesse momento que ela decidiu abrir sua loja de pratas online e se aperfeiçoar na área com curso grátuitos para aprender mais sobre as plataformas e as vendas pela internet. ” Eu comecei a entender mais sobre esse gerenciamento do processo”, diz ela. Ulli também conta que trabalhar na internet pode desanimar muito no começo para quem esta com pouco dinheiro para investir no começo. Mais ela diz que “Com seis meses da loja eu estava feliz com os resultados”.
https://www.instagram.com/prata.lamar/?utm_medium=copy_lin
Comércio Têxtil
Com todos as restrições do isolamento social e com a obrigatóriedade do uso de mascaras devido a Covid19, houve uma redução das produções de roupas e assessórios. A costureira de 49 anos Simone Sales conta que durante 7 anos eu trabalhou com o mesmo fornecedor e com chegada da pandemia, este se viu obrigado a fechar o seu negocio. Segundo ela as contas foram se acumulando e a perda da sua principal fonte de renda foi inevitável. Assim como as costureiras, Simone também viu uma nova geração de fonte de lucros surgir. ” Eu encontrei na produção das máscaras uma forma de pagar as minhas contas”. Ela também conta as dificuldades que encontrou na produção, devido as exigências dos tecidos feitos pela vigilância sanitária. ” Eu fui atrás de tecidos que tinham uma eficácia melhor”, diz Simone.
A costureira relata que com a desobrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos, as suas vendas caíram. E ela acabou migrando para a produção de roupas de banho como biquínis sendo um mercado muito promissor que esta em alta. Já que os produtos de moda praia crescem no verão para aquecer o mercado após um longo período marcado pelo isolamento social causado pela pandemia. Segunda a Associação Brasileira da Indústria têxtil e da confecção do seguimento de moda praia, existe mais de 75
mil postos de trabalho em todo o país. Nesta temporada, o setor espera um crescimento de
15% ,cerca de 10,8 bilhões de reais, superando os 9,2 bilhões registrados em 2020. Já que o Brasil é o país que mais usa peças de banho em todo o mundo. O verão é uma das estações mais esperadas do ano, é com isso o setor de confecções em moda praia tem ganhando mas espaço entre os fabricantes.