Tempo de leitura: 2 min
Reprodução: Site Humanista

A maternidade é uma experiência única e transformadora na vida de uma mulher, repleta de desafios e recompensas. No entanto, conciliar essa jornada com a busca por conhecimento e a rotina de estudos é uma tarefa desafiadora. Descobri minha gestação no final do sexto período acadêmico, o que me levou a entender que teria uma longa trajetória pela frente, na qual precisaria me dedicar ao máximo para vivenciar essa experiência.

É preciso lidar com as demandas da casa, a atenção as crianças, as tarefas escolares e, ao mesmo tempo, encontrar momentos para se dedicar aos estudos. Muitas vezes, recorremos à madrugada como aliada, transformando as noites em períodos de leitura e estudo.

Além dos desafios práticos, também enfrentei obstáculos emocionais. O sentimento de culpa é constante, questionando se estamos dedicando tempo suficiente aos nossos filhos. A pressão de estar presente é muito grande. Uma pergunta frequente que passeia pelo pensamentos de uma mãe é “Será que estou fazendo o meu melhor para o meu filho”?

A incerteza e o cansaço fazem da rotina agitada um castigo, aonde os ombros se sentem sobrecarregados e o papel de mãe se torna ainda mais pesado. O apoio de não estar sozinha nessa jornada é essencial. Apesar de todos os desafios há uma força interior que impulsiona as mulheres a seguir em frente e vencer tais desafios.

A perseverança e dedicação que oferecemos nessa jornada são um presente para nós mesmas, mostrando aos nossos filhos o valor do esforço, da superação e da busca por conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *