- Mostra de cinema “O Amor, A Morte & As Paixões” retorna a Goiânia - 17 de fevereiro de 2023
- O Jornalismo Cultural como área especializada - 3 de fevereiro de 2023
- O impacto das festas de fim de ano para pequenos empreendedores - 20 de janeiro de 2023
O Espetáculo Dr. Raimundo é uma contação de histórias para crianças que faz parte das ações de Pesquisa e Extensão do Projeto Teatro Ludos, da Universidade Federal de Goiás, em parceria com o Coletivo Justina. Com direção da professora Clarice Costa e atuação da Mestre Takaiúna, o espetáculo foi realizado como parte da programação do XV Festival Universitário de Direção de Arte de Goiás (FUGA 15) na última quinta-feira, 22, na EMAC/UFG, com entrada gratuita.
Dr. Raimundo é uma peça que traz as cores, o folclore brasileiro, os contos de fadas e a imaginação para a construção dos elementos da história, onde o personagem principal, Raimundo, viaja para a terra da princesa Takaiúna.
Nesta reportagem, uma de nossas entrevistadas, a co-criadora e atriz do espetáculo Dr. Raimundo, Mestre Takaiúna, falou sobre a peça e a contação de histórias infantis.
Lab Notícias: Qual foi a inspiração para a criação do espetáculo? Mestre Takaiúna: A ideia foi da Clarice [Costa], ela já dirigiu e construiu várias dramaturgias com livre inspiração na obra “A Terra dos Meninos Pelados”, de Graciliano Ramos.
Há quanto tempo você está inserida nesse mundo da contação de histórias? De forma profissional, trabalho com teatro há mais de 20 anos e sempre gostei bastante de contação de histórias desde a infância, então nesse meio tempo fiz trabalhos teatrais com histórias infantis.
No FUGA, você nos contou que foi a primeira vez que apresentou a peça do Dr. Raimundo para adultos. Você apresenta esta peça para crianças desde quando? Apresento desde setembro de 2022, com a estreia e circulação na Bolívia.
A princesa Takaiúna leva o seu próprio nome, há muitos pontos em comum entre entre você e a personagem da peça? Na verdade, foi uma brincadeira na tentativa de desconstruir essa imagem de princesa de contos de fadas para crianças. Então colocamos um nome indígena e a característica de que é uma princesa que gosta de descobrir o mundo, mas não pensando em características minhas para princesa.
E por fim, por ser um espetáculo voltado para crianças, você acredita que a mensagem do espetáculo também é inspiradora para o público adulto? Sim, de forma geral ao montar espetáculos infantis sempre se espera que tenham adultos acompanhando… e, buscamos que aconteça uma experiência agradável e que tenha uma mensagem para todos, além de que o Raimundo tem muita coisa bacana pra ensinar para gente.