- Comerciantes locais sofrem com preços de alimentos nas alturas e sumiço de clientes - 3 de junho de 2022
- Saúde mental: Como enfrentar a depressão? - 11 de maio de 2022
Qualquer pessoa em diferentes fases da vida pode ter depressão. É o que afirma a organização mundial da saúde( OMS) .No primeiro bimestre de 2022 à doença ganhou força, ouve um aumento de casos, cerca de 20%. De acordo com a OMS trata-se de um transtorno mental em que as pessoas apresenta uma profunda tristeza, que permite que as pessoas perca a vontade de exercer hábitos dos mais simples sem que a pessoa tenha forças para se levantar da cama, tomar banho e até mesmo sem querer escovar os dentes por várias dias.
Muitas vezes esses sintomas de depressão são vistos pela maioria das pessoas como “frescura “. Mas tem que tomar cuidado porque 28% das pessoas já perderam a batalha para essa doença que causa uma dor profunda nas pessoas. Existem vários tratamentos eficazes para a depressão, porém menos da metade das pessoas que são diagnosticada não fazem o tratamento de forma correta, eles enfrentam várias fatores que contribuem para parar o tratamento, a falta recursos financeiros é dos fatores mais comum.
Para o psicólogo Paulo veras e de suma importância que pessoas que apresentam sintomas leves da doença não se esqueça de procurar ajuda de um profissional da área.” Para não desenvolver sintomas mais graves “. Ele ainda diz que muitos dos casos de pessoas que têm depressão foram desenvolvidos por perdas significativas ,como fim de um relacionamento, perda de algum familiar que acabam deixando sequelas. Dependendo é claro muito do psicológico de cada um. Ainda a alegria talvez seja umas das emoções, “podemos passar ao outro sendo que nós mesmo estamos fazendo pessoas sorriem mesmo estando triste.
O humorista Douglas Silva de 29 anos revela sua luta diária contra a depressão. “Eu sou um vencedor “.Ele afirma que começou suas crises após o fim do seu relacionamento de oito anos. “Quando eu me separei da minha ex -esposa que por sinal foi a minha primeira namorada, foi aonde eu comprei a ter constante crises de ansiedade, e por sinal demorei a procurar ajuda de um profissional”. E com isso desencadeou problemas mais sérios, me envolvi com pessoas erradas, comecei a fazer uso excessivo de álcool, logo em seguida comecei a usar drogas. “Foi um longo período que eu queria ficar sozinho”. Douglas fala da depressão, que já tinha revelado em seu canal no YouTube, e do sofrimento com um vazio que parecia não ter fim. Douglas diz não ser o único a sofrer dessa doença que atinge milhares de pessoas em todo mundo, apesar dele esquecer disso na maior parte do tempo.
Causas da Doença
Depressão é um transtorno mental frequente. Em todo o mundo, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram com esse transtorno. A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças. Mulheres são mais afetadas que homens. No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio. Existem vários tratamentos medicamentosos e psicológicos eficazes para depressão.
Fama e Depressão
Um dos principais humoristas brasileiro Whindersson Nunes, revela que teve depressão, Ele teria tudo para não apresentar esse quadro de depressão já que o piauiense, aos seus 27 anos de idade está entre os jovens mais ricos do Brasil, em seu canal no YouTube conta com 43,3 milhões de seguidores em uma única rede social. O comediante veio público para falar de uma fase escura da sua vida, em 2019 o jovem passou por um quadro de depressão. Diante disso veio vários questionamentos. Até que ponto os humorista deixa de cuidar da saúde mental para levar entretenimento para uma multidão de gente que eles não conhece. Esses casos de famosos com depressão cada dia só aumenta muita das vezes eles evita buscar ajuda de profissionais com medo da recuperação muitas das vezes negativa na mídia para evitar escândalos.